Zelão acompanha início das obras do parque São José

O presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) José Fernando Domingues, o Zelão, participou nesta última semana (15) na Prefeitura Municipal da assinatura da ordem de serviço para o início das obras de pavimentação e drenagem do Parque São José. A assinatura foi feita pelo prefeito Airton Garcia, acompanhado do deputado federal, Júnior Bozella e do secretário de Obras, João Muller.

A obra foi licitada e o investimento será de R$ 6.434.635,12, valor da menor proposta apresentada pela empresa DATEC, vencedora da Concorrência Pública nº 01/2021 - Processo nº 5325/2021.

A pavimentação e infraestrutura desse parque industrial é uma reivindicação que há mais de 30 anos vinha sendo discutida e que envolveu licença ambiental antes do início do projeto. Os recursos são provenientes do Governo do Estado que enviou R$ 11 milhões para obras contra enchentes, porém como a justiça determinou que a empresa RUMO é a responsável pela obra de ampliação da seção da FEPASA à jusante da Rotatória do Cristo no valor de R$ 9.773.980,82, a Prefeitura de São Carlos entrará somente com contrapartida no valor de R$ 2 milhões, ficando o restante da verba, cerca de R$ 7 milhões, direcionada para a pavimentação e drenagem do Parque São José.

De acordo com o projeto será realizada a pavimentação asfáltica em 40.393,20 m² de área total; com 8.185,29 m² de guia e sarjeta; 9.117,38 m² de canteiro central (grama); 17.199,77 m² de passeio público, 48 bocas de lobo simples; 22 unidades de bocas de lobo duplas; 43 poços de visita; com tubos de concreto DN de 600mm, 800mm, 1000mm e 1200mm.

Segundo Zelão, essa é uma obra bastante aguardada pelos comerciantes por conta das últimas enchentes e pelo local ter uma ligação direta com a área central. “Toda aquela água que escorre da Praça Itália chega ao comércio central e acaba trazendo prejuízos. Então com essa pavimentação e desvio de água do CDHU do piscinão, com certeza vamos ganhar muito, pois vai haver uma redução dessa água que escorre. Acredito que a partir dessa obra o comércio vai conseguir voltar a ser forte. Portanto agradeço o prefeito Airton e todos os secretários envolvidos por olhar pela nossa área central”, disse Zelão.

João Muller, secretário de Obras Públicas, disse que a empresa já pode iniciar os trabalhos na segunda-feira, dia 18, e que terá 240 dias para executar a drenagem e pavimentação. “Se a chuva não atrapalhar a empresa poderá finalizar os trabalhos em 150 dias. Também vamos interligar um emissário de águas pluviais do Cruzeiro do Sul para o piscinão da CDHU. O serviço de drenagem, merece destaque nessa obra”, ressaltou o secretário.

Muller também destacou que a Prefeitura está licitando a obra do piscinão da Travessa 8. “Em breve abriremos os envelopes com as propostas. O investimento deve ultrapassar R$ 3,2 milhões com recursos da própria Prefeitura. A ideia do projeto, é que o piscinão acumule o excesso da água da chuva captada na Vila Prado, evitando que chegue no bairro Lagoa Serena, aliviando também, o volume de água no centro da cidade por meio do córrego do Simeão”.

Para o deputado federal Júnior Bozella, um dos responsáveis pelos recursos para a cidade, a obra é uma conquista de todos. “Foi um esforço coletivo. Trabalhamos com menos discurso, mas sempre em busca de recursos para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Tenho um carinho muito grande por São Carlos e tenho certeza que aqui os recursos sempre são aplicados com eficiência pelo prefeito Airton Garcia”.