Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

Valor Exato: Taxas de Empreendedorismo no Brasil

Duas formas de acompanhar o surgimento de novos empreendimentos no Brasil é através da publicação do Global Entrepreneurship Monitor, conhecido como o relatório GEM. O Relatório GEM é uma publicação que foi criada em 1999 através de uma parceria entre as Universidades norte-americana Babson College e a britânica London Business School. A publicação também levanta informações sobre o Brasil desde 2000, através uma parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O Relatório GEM é uma das maiores e mais tradicionais publicações sobre empreendedorismo no mundo e condensa dados de mais de uma centena de países.

Na Figura 1 abaixo, ilustramos a divisão entre a criação de empreendimentos por necessidade e por oportunidade. Novos empreendimentos por necessidade dominam a série histórica. Os motivos para a criação de atividades por necessidade são variados, mas podem ser entendidos como aqueles relativos as necessidade de subsistência.

A criação de empreendimentos por oportunidade são aqueles relativos ao desenvolvimento de ideias e o aproveitamento de nichos mercado, devido à mudanças do contexto da conjuntura ou de movimentos setoriais.

A maior quantidade de empreendimentos criados no Brasil na série histórica da Figura 1 (de 2002 a 2018) são devidos as necessidades de sobrevivência. Mas, a partir de 2015 a taxa média de criação de empreendimentos por oportunidade aumentou finalmente. Novos negócios constituídos a partir de oportunidades envolvem projetos, pesquisas de mercado, estruturação de relacionamentos etc.

Quanto maior a participação do empreendedorismo por oportunidade, maior a chance de surgimento de inovações e possibilidades de empregos com melhores rendimentos. Jovens diplomados sempre terão maiores chances nessas circunstâncias!


Figura 1 – Taxa de Empreendedorismo no Brasil

Fonte: Relatório GEM, 2018. Elaboração Própria. 

__________

Sobre o Núcleo de Economia ACISC

Núcleo de Economia da ACISC foi elaborado em convênio com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara, sob a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC, José Fernando Domingues.

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!