Valor Exato: Margens de lucro, giro e retorno do ativo

Margens de lucro, giro e retorno do ativo

A informação na forma de índices econômicos e financeiros tem a utilidade de traduzir com rapidez os acontecimentos e decisões empresariais. Índices são quocientes calculados a partir das Demonstrações Contábeis e que facilitam a interpretação dos efeitos tanto do mercado quanto das escolhas realizadas pelos empresários em relação as origens e aplicações de recursos.

Na edição mais recente do Valor Exato, tratamos do conceito de Margem de Lucro. O cálculo da Margem de Lucro foi ilustrado a partir da Demonstração de Resultados do Exercício, peça contábil que tem a função de apurar o Resultado Líquido (Lucro/Prejuízo) de uma atividade.

A Margem de Lucro demonstra em termos de taxa o resultado da formação de preços líquido de custos, despesas e tributos. O Resultado Líquido apurado dividido pelo Faturamento Líquido de Impostos Indiretos fornece a Margem Líquida. Um segundo índice econômico muito relevante é o Giro do Ativo. Para o cálculo deste índice precisamos de duas informações: 1) O valor total do Ativo registrado no Balanço Patrimonial; 2) O valor da Faturamento da Atividade.

O Balanço Patrimonial registra do lado do Ativo o conjunto de bens e direitos em forma monetária que sejam posse e propriedade de uma empresa. O conjunto de Ativos é denominado de investimentos.

Do lado do Passivo e do Patrimônio Líquido são registrados o total de financiamento, tanto de terceiros (de curto quanto de longo prazo) quanto próprio (este último representado pelo Patrimônio Líquido) combinados por uma empresa para adquirir e financiar seus ativos.

Assim, como os dois lados de um Balanço Patrimonial são iguais (devido ao método das partidas dobradas de registro dos fatos contábeis), o total do ativo ou o total do passivo e patrimônio líquido podem ser usados.

O total do Balanço Patrimonial representa a riqueza controlada por uma unidade produtiva. Quando dividimos o Faturamento pelo total do Ativo temos um conceito denominado de Giro do Ativo. Esse índice informa quantas vezes o ativo é comercializado monetariamente em um dado período. Assim, se as Vendas são duas vezes maiores que os Ativos, então dizemos que o Giro do Ativo é 2!

Uma decorrência do cálculo da Margem de Lucro e do Giro do Ativo é a possibilidade de calcularmos o efeito da Margem x Giro. Quanto maior a Margem de Lucro ou o Giro do Ativo maiores serão os retornos de uma empresa. Demonstramos abaixo esse raciocínio empregando o formato de índices econômicos.

O Retorno do Ativo compreende o Lucro Líquido dividido pelo Ativo Total, então:

O resultado da equação (3) é:

Então, quanto maiores forem as margens de lucro de um ou de uma linha de produtos e o giro, maior será o Retorno do Ativo. As empresas, devido a concorrência, ajustam as margens para obter maiores ou menores giros. A lógica desse ajustamento depende do poder de mercado de cada empresa frente a estrutura de concorrência predominante, ou seja, maior ou menor presença de competidores explorando um mesmo mercado.

Sobre
O Informativo Econômico ACISC é elaborado pelo Núcleo de Economia da ACISC em convênio com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara, sob a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC José Fernando Domingues.