Valor Exato: Índice de liquidez e capital de giro líquido

Nas duas últimas edições do Valor Exato tratamos de dois índices econômicos para apuração da rentabilidade. Na oportunidade tratamos da margem de lucro e depois do retorno dos ativos. Na Figura 1 explicamos mais uma vez os índices utilizados.

Nesta Edição vamos apresentar um índice financeiro, denominado de índice de liquidez. Há mais de um índice de liquidez e, portanto, vamos apresentar os dois principais. O primeiro é conhecido pela denominação de liquidez corrente e o segundo de liquidez seca.

A liquidez indica a capacidade de saldar dívidas em um dado prazo. Para realizar o cálculo são necessárias duas informações do Balanço Patrimonial de uma empresa: 1. Ativo Circulante; 2 Passivo Circulante. Os componentes do ativo e passivo circulante estão na Figura 2 abaixo:

Se a empresa não dispõe do Balanço Patrimonial pode recorrer ao seu Programa de Controle Financeiro e identificar os valores recebidos de clientes que foram convertidos em disponibilidade (caixa), as aplicações financeiras, os valores a receber de clientes e os estoques ou uma estimativa desse último. Do outro lado, em contas a pagar, é necessário a identificação dos valores a pagar também dentro do mês. Com isso é possível calcular os índices de liquidez que apresentamos na Figura 3.

A liquidez corrente informa o quanto existe de recursos para cada unidade de obrigações. A liquidez seca exclui os estoques do valor do ativo circulante. A exclusão se deve ao tempo que leva para uma mercadoria deixar o estoque e ser convertida em disponibilidade quando as vendas são feitas à vista ou em clientes a receber, quando as vendas são a prazo.

Ao excluir os estoques é possível averiguar quanto há de disponibilidades mais duplicatas de clientes a receber (que podem ser descontadas) para realizar o pagamento das obrigações.

A informação na forma de índices econômicos e financeiros tem a utilidade de traduzir com rapidez os acontecimentos e decisões empresariais. Na dimensão da liquidez os prejuízos e atrasos de clientes por exemplo prejudicam a liquidez. Por outro lado, lucros e os recebimentos em dia garante a liquidez.

Da mesma maneira quanto mais rápida forem vendidas as mercadorias do estoque, mais rápido também serão os valores em caixa! A existência de liquidez é garantida através de uma estratégia, logo, consiste de uma meta definida pela gestão da empresa.

Finalmente, a liquidez torna-se sempre mais importante quanto maior a necessidade de uma empresa em financiar seus clientes, e quanto menor o prazo de pagamento obtido junto aos seus fornecedores. A gestão financeira é uma operação complexa porque envolve todas as dimensões comerciais e produtivas das operações empresariais.

Sobre
O Informativo Econômico ACISC é elaborado pelo Núcleo de Economia da ACISC em convênio com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara, sob a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC José Fernando Domingues.