Valor Exato: elementos do ciclo adaptativo empresarial

Uma referência importante da literatura em Administração ainda muito utilizada para refletir sobre questões de gestão é denominada de Ciclo Adaptativo de Miles e Snow (1978). A publicação da contribuição, apesar de ser de 1978, é utilizada recorrentemente para avaliar planos e estratégia de atuação empresarial. Originalmente o texto é citado da seguinte forma: Miles, R.E. & Snow, C. C. (1978). Organizational Strategy, Structure, and Process. New York: McGraw-Hill.

Os autores utilizaram a ideia de um ciclo de adaptação para elaborar uma tipologia de comportamento, segundo a qual o alinhamento da organização com o seu ambiente deverá ocorrer por meio de um ciclo existente em todas as organizações, sendo identificado com maior facilidade nas organizações que passaram por um rápido crescimento, que saíram recentemente de uma crise ou promovido em novas organizações. O ponto de partida é o problema empresarial que define a natureza de um negócio e a materialização de uma ideia de produtos ou linha de produtos e serviços. O segundo movimento refere-se às questões técnicas e/ou tecnológicas da estrutura industrial ou a combinação de capital físico, trabalho, tecnologia e aprendizado. A terceira etapa refere-se à racionalidade da gestão administrativa, independente do conteúdo escolhido para dar base ou tratamento aos problemas.

Na dimensão do problema empresarial a concorrência, a formação de preços a busca por nichos de mercado são exemplos que podem ilustrar os desafios enfrentando pelas empresas. Na dimensão produtiva, a decisão da escala compatível ao mercado consumidor é um desafio importante e, naturalmente, a combinação das quantidades de capital físico e o número de trabalhadores sob uma condição tecnológica define a produtividade e os custos de produção. Na dimensão administrativa, finalmente, a coordenação de metas, objetivos e procedimentos devem estar alinhados com os planos estratégicos, tanto para manter uma liderança no mercado, quanto para se adaptar à condição definida por empresas maiores.

O ciclo adaptativo, tema escolhido para nossa análise, simplifica a localização de desafios ou problemas e permite enfatizar a interdependência entre as áreas dentro de uma empresa. A visão geral de um plano a partir da conexão entre as dimensões “mercado – administração – produção” oferece muitas vantagens para entender tanto a natureza dos problemas quanto a forma de tratá-los.

Sobre
O Informativo Econômico ACISC é elaborado pelo Núcleo de Economia da ACISC em convênio com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara, sob a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC José Fernando Domingues.