VALOR EXATO: Comércio Eletrônico

O comércio eletrônico no Brasil surgiu na primeira metade dos anos de 1990 e líderes do varejo ingressaram no desenvolvimento e aprendizado de plataformas direcionadas ao comércio de bens e serviços a distância.

O engajamento de grandes empresas comerciais incentivou empresas de médio e pequeno porte a seguir o mesmo caminho. Em seguida, o que se observou foi o surgimento de empresas e negócios integrados as plataformas eletrônicas com a estratégia predominante para venda de produtos e serviços sem a necessidade de lojas físicas.

O desenvolvimento tecnológico das plataformas e de novas empresas de programação multiplicaram a concorrência e incentivaram carreiras especializadas em design gráfico, mídias e publicidade. Essas carreiras também são conhecidas como “economia criativa”.

O resultado, em termos práticos desse desenvolvimento, é a existência de tecnologia acessível, pessoal qualificado e conteúdo disponível para uso imediato em qualquer atividade empresarial.

Com o isolamento social atual e o planejamento do Governo do Estado de São Paulo em promover o retorno das atividades a partir da segunda semana do mês de maio, pode-se avaliar melhor como uma atividade deve ser recriada no varejo de São Carlos.

O retorno a uma suposta normalidade do movimento econômico e social na cidade e nos eixos comerciais permitirá o funcionamento de atividades já estabelecidas. Mas isto não significa que o comportamento do consumidor será exatamente o mesmo.

O comércio da região central de São Carlos enfrentou no período de novembro de 2019 até fevereiro de 2020 as enchentes. O impacto, muito embora mais localizado na região central da cidade, causou outros efeitos. O maior deles é o deslocamento de lojas para áreas mais seguras e distantes das margens dos rios, que se encontram na região central.

Tal deslocamento tem efeitos sobre a mobilidade urbana, setor imobiliário e deslocamento da concorrência para outros eixos comerciais, com densidade populacional, presença de condomínios e hábitos de consumidores um tanto diferenciados.

Neste momento, a pandemia atinge todas atividades comerciais e de serviços o que leva a uma adaptação ou a criação de novas oportunidades em negócios.

Em ambas situações rapidamente consideradas acima, a conexão entre a loja física e o consumidor deve ser intensificada ou recuperada em muitos casos.

A mudança estratégica do comércio tradicional quanto do consumidor devem se alinhar com novas tendências e comportamento.

Dada a possibilidade de ampliar os canais de vendas, o comércio com loja física deve modernizar suas relações com os consumidores. Isso levará a uma expansão das oportunidades de criação de emprego e renda e o fortalecimento da própria atividade comercial no futuro próximo.