VALOR EXATO ACISC: Etapas do Processo de Organização

A organização de atividades produtivas é uma qualidade que oferece bem-estar ao convívio profissional. Organizar exige disposição e liderança.

A primeira forma de se organizar é a mental, ou seja, ter claro um objetivo definido frente às atividades do dia a dia. Os objetivos definidos rotineiros não produzem resultados diferentes, mas levam ao êxito de uma tarefa.

Objetivos de reinvenção de atividades ou criação de alternativas produzirão outros resultados. Para ambos os casos, a organização é necessária.

Organizar-se mentalmente é estabelecer uma prioridade e associar práticas e rotinas que conduzem à um estado ou situação desejados. Com a organização planos e planejamento se tornam possíveis e colaboradores entendem o conjunto e trabalham em sintonia.

Trabalho organizado permite tanto a elaboração de planos de curto e médio prazo quanto o planejamento, que compreende etapas sucessivas do “quebra-cabeça”. Esse último termo é oportuno para se refletir como as empresas devem se organizar para o último trimestre de 2020.

O primeiro passo é o da verificação. Perguntas são necessárias para esclarecer o que se deseja em termos produtivos. Como está a condição econômica (lucro ou prejuízo) de uma atividade? Como estão os componentes do ativo e passivo circulantes de uma empresa?

Se a resposta da primeira pergunta oferece uma resposta à condição econômica, a segunda permite uma leitura da condição financeira, pois ativo circulante – passivo circulante leva ao capital de giro líquido ou capacidade de pagamento do empreendimento.

O segundo passo é o objetivo. Afirmar em voz alta qual é o objetivo prioritário definido em relação a sua empresa neste último trimestre de 2020 favorece o discernimento. Deve existir um propósito nas ações organizadas de uma empresa ciclicamente.

Para alcançar o propósito um plano é necessário. A elaboração de um plano também nasce com perguntas. Que ações precisam ser executadas para que exista um desenho uma visão? Que consequências essas ações terão sobre a trajetória da empresa e sobre as pessoas?

Finalmente a ação! Como executar é tão importante quanto o que será executado. A ação planejada pode ser medida em termos de impacto e isso torna uma atividade muito mais coerente ao longo do tempo. Tal conduta eleva a capacidade de se adaptar, analisar situações contraditórias e de tomar atitudes coerentes com planejamento e consistentes com o propósito. Ações organizadas, permitem, portanto, movimentos que favorecem o alcance das metas.

Não bastasse o mercado atual difuso e restrito pelos efeitos do contágio, intensificar problemas pela ausência de práticas organizadas é produzir perdas. Um esquema simples, mas útil pode simplificar a abordagem acima. Faz sentido para você?