Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

VALOR EXATO ACISC: Competências – Habilidades – Atitudes

Contribuições científicas nas áreas da Administração, Recursos Humanos e Estudos Comportamentais têm desenvolvido abordagens pragmáticas para permitir um melhor desempenho das organizações. Há uma longa lista de contribuições que procuraram reunir os conceitos do título da seção do Valor Exato desta quinzena.

A questão é: como esses tema e outros aqui apresentados na seção Valor Exato podem ajudar a você empresário ou interessado em temas empresariais?

O caminho para qualquer incorporação de melhorias, segundo os teóricos em estudos de planejamento, é ter a compreensão do problema ou do desafio a ser enfrentado. Em seguida, é necessário existir uma motivação para levar adiante um desafio ou para se empenhar na solução de um problema.

A busca é sempre individual, mas os benefícios de encontrar uma melhor condição frente às situações que se apresentam são coletivos. Há sempre algum benefício em entender melhor tanto nosso ambiente quanto a nós mesmos.

As competências, habilidades e atitudes, conhecidas pela sigla CHA, são meios para desenvolver melhor o aprendizado com foco na convivência e desenvolvimento de tarefas nas organizações.

As competências, de maneira simplificada, representam o domínio conceitual, o entendimento de sua prática e nuances referentes a um complexo de conhecimentos que sempre requerem atualização. Ter competência sobre um assunto ou tarefa é ter também o domínio e a noção de interação entre tarefas principal e complementares.

A habilidade refere-se a capacidade de execução a partir do domínio conceitual. São meios empregados pelo indivíduo que proporcionam a obtenção da eficácia e eficiência no transcorrer dos trabalhos. Nessa trajetória a atenção sobre o objeto é plena assim como a intenção de chegar a uma meta.

Finalmente, existe a atitude que manifesta a combinação do domínio com a habilidade no desenvolvimento dos trabalhos. A atitude conduz a um balanceamento entre aquilo o que se conhece e a maneira que se faz! Também se refere ao posicionamento que se assume frente aos desafios, problemas e adaptações necessárias.

O CHA pode ser um mecanismo interessante para o aprendizado e desenvolvimento pessoal. É também um meio eficaz de comunicar às equipes aspectos relativos às melhorias necessárias e corrigir trajetórias a partir de referências objetivas.

A rotina de identificar as competências necessárias para uma tarefa, as melhorias para que a habilidade seja sempre desenvolvida e a atitude em busca do aperfeiçoamento favorece o equilíbrio organizacional e traz resultados positivos e favoráveis ao ambiente de trabalho.

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!