VALOR EXATO ACISC 22 de outubro

A Experiência do Consumidor como meio para Aumentar as Vendas

Um desafio permanente na economia atual para o êxito das atividades empresariais é acolher as experiências dos consumidores como uma área de estudo e acompanhamento. Uma empresa física e uma virtual estão sendo conectadas através da adaptação dos modelos de negócios mais antigos.

O que isso significa? Empresas de ramos tradicionais como cosméticos estabeleceram há muito tempo uma estratégia gerencial de inovação. Isso significa investigar e aliar-se aos caminhos dos consumidores. Ao mesmo tempo, dada as limitações produtivas e tecnológicas, persuadir o consumidor a usar certos produtos se tornou tão importante para empresas já estabelecidas quanto conseguir novos consumidores. O uso de” influencers” por exemplo é um meio novo.

As formas de se aproximar dos consumidores com o uso mais intenso da internet foram todas facilitadas. A grande disputa pelas marcas, sejam elas grande, médias ou pequenas, é pela atenção dos indivíduos. Com o uso frequente e intenso do celular, atenção das pessoas é disputada.

Logo, táticas de aproximação e persuasão estão sendo utilizadas. Essas táticas incluem o uso de grande volume de dados sobre as pessoas e seus comportamentos, psicologia aplicada e influência através imagens e subprodutos digitais. O que se vende não está necessariamente presente ou ao alcance do consumidor que o(a) adquire. Mas a sensação que a marca transmite molda novos comportamentos.

A sensação é a antessala do consumo! Trabalhar com as sensações tornou-se uma necessidade e para isso a aproximação do lojista ou comerciante com seu público consumidor ultrapassou a questão da necessidade. O foco é a experiência do consumidor. Como o indivíduo se sente utilizando o que uma empresa comercial vende ou o serviço que presta tornou-se de vital compreensão. Quanto a sua empresa interage com a experiência do consumo?

Dedicar-se a compreender o comportamento, necessidades e as sensações que o ato do consumo produz pela sua empresa sobre o consumidor é uma obrigação empresarial. Mais do que um desafio se diz obrigação porque o consumidor está em busca não de mercadorias, em última instância!

No ramo da “Moda” a busca são cores, conforto, diferenciação e formas variadas de expressão; no ramo de cosméticos a busca está ou no tratamento ou na beleza; e no seu ramo?

Como compreender seu consumidor? Como se conectar com seu público, quando um investimento massivo de grandes marcas incentiva um comportamento que é radicalmente diferente do comportamento que trouxe sua empresa até a esta data?

Sempre haverá consumidor para as empresas. A questão é: qual é o trabalho a fazer, com eficiência e eficácia para alcançar uma lucratividade de vendas melhor?