Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

VALOR EXATO 26.02.2021

Influência do Ambiente e os Determinantes da Riqueza

O mês de fevereiro de 2021 parece espelhar circunstâncias semelhantes àquelas vividas em fevereiro de 2020. A diferença é que a sociedade pode aprender com as novas necessidades produtivas, o novo comportamento ajustado do consumidor e novas convenções sociais. Contudo, apesar de existir tanto aprendizado, isto não significa que a percepção de incerteza esteja menor!

O sentimento de incerteza está associado a períodos de médio e longo prazo, quando há alterações substanciais na condução econômica das empresas, de Governo e ambiente internacional. No curto prazo, as condições econômicas e sociais tendem a se apresentarem mais estáveis e, dessa forma, o passado imediato é uma boa referência para o curto prazo.

Tal conexão entre o passado recente e o futuro próximo foi quebrada com a nova variante do vírus, segundo constatado pelas Autoridades de Saúde Pública. Como consequência, o ritmo econômico e as condições de isolamento se tornam mais associadas.

Quanto maiores as necessidades de isolamento, menor o ritmo econômico e maior a instabilidade dos vínculos ocupacionais. O contexto a destacar é que o ambiente externo está influenciando mais do que já influenciou os agentes econômicos nos últimos anos ou décadas.

É difícil propor eventos de tal magnitude nos últimos trinta anos para o Brasil de forma a se estabelecer comparações. Portanto, quando o ambiente externo influencia e altera as circunstâncias do curtíssimo prazo, diferentemente do que é esperado, a percepção de incerteza se eleva.

O meio mais efetivo de tratar a incerteza é se voltar aos determinantes básicos da atividade produtiva. Os determinantes consistem na riqueza humana e não humana: 1) terra; 2) capital físico na forma de ativos; 3) trabalho; 4) tecnologia. A combinação de tais riquezas permite, em condições normais, encontrar meios otimizadores que viabilizam uma atividade produtiva.

O ambiente atual está alterando a lógica de otimização de uso de recursos e, portanto, as decisões econômico-financeiras tornam-se mais suscetíveis.  A questão então é analisar as adaptações que viabilizam a subsistência da atividade no curto e médio prazo.

Idealizar adaptações exclusivamente para o curto prazo pode tornar uma atividade pouco resistente ao futuro próximo; ultrapassar o médio prazo (cenário idealizado de oito a doze meses) é arriscado devido a imprevisibilidade dos mercados.

A atividade produtiva pode ser alterada radicalmente uma vez ou duas no curto espaço de tempo, mas não pode sofrer alterações bruscas sucessivamente. O aprendizado e funcionamento produtivo, o contexto dos contratos, os vínculos e outros possíveis aspectos são elementos favoráveis à estabilidade da atividade nos seus diversos segmentos.  As adaptações estão exigindo do empresário um comportamento empreendedor, um tanto mais distante do funcionamento sistêmico das atividades produtivas.

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!