VALOR EXATO – 25 de março de 2021

TRABALHOS COLABORATIVOS

Novos desenvolvimentos com o trabalho remoto têm exigido realinhamento da organização ou administração empresarial. A alternância entre abertura e fechamento das atividades por questões de segurança sanitária causa instabilidade também no cumprimento dos trabalhos.

No cenário de maior distância entre empresa e seu mercado consumidor, possíveis indefinições quanto as melhores tratativas ou comunicação junto aos clientes podem causar grandes danos à comercialização dos bens e serviços.

No cenário interno da gestão é bem possível que as distâncias entre as pessoas tenham também aumentado. O trabalho remoto, mesmo que parcial, altera a dinâmica entre as relações de trabalho.

Ao considerarmos essas duas formas de distâncias, surgem três elementos importantes que favorecem o trabalho colaborativo entre os componentes da equipe do empresário. Esses três elementos analisados abaixo são evidências empíricas mencionadas em rodadas de negócio, seminários empresariais remotos etc.

O primeiro elemento é o planejamento de curto e médio prazo. O planejamento requer a definição da questão ou objeto de trabalho, as tarefas intermediárias e os responsáveis pela execução, o cronograma de entrega do que foi planejado e, posteriormente, a avaliação dos resultados alcançados.

Para o melhor cumprimento dos ritos dentro da gestão empresarial alguma forma de planejamento, se registrado em áreas de trabalho ou então constituídos através de comunicação verbal, deve ser formulado.

O segundo elemento para o bom funcionamento das equipes e do caráter colaborativo é a transparência com que se transmite e se recebe informações, análises e depoimentos quanto a possíveis problemas.

A transparência significa compreender com exatidão o significado da comunicação e estabelecer interpretação coerente e consistente com a tarefa planejada. É papel do líder da equipe criar esse entendimento, em particular, quando os trabalhos remotos ganham maior frequência.

O terceiro elemento para o bom funcionamento colaborativo entre as pessoas de uma empresa refere-se o empoderamento. A liderança do gestor ou do empresário requer também a formação de líderes dentre de sua própria empresa.

Esse empoderamento consiste em um processo de desenvolvimento pessoal no qual rotinas e decisões estratégicas devem ser distinguidas conceitualmente. Conceitos e interpretações devem ser formulados com clareza para que o líder consiga moldar melhor discursos, narrativas e a comunicação entre as pessoas componentes da gestão de sua própria empresa para com seus clientes.

Para maior efetividade de ações colaborativas, o planejamento é útil para orientar os trabalhos. A transparência é meio para alcançar consensos quanto aos tratamentos de problema ou então para o desenvolvimento de novas iniciativas. Finalmente, o empoderamento é necessário para que a liderança empresarial se concentre nos tópicos mais estratégicos que definem o êxito ou sucesso do empreendimento.

A prática de reuniões recorrentes é um mecanismo que promove entendimentos, encurta caminhos e favorece soluções mais rápidas. Com esses três elementos estabelecidos na organização da empresa, a capacidade de atender o mercado é incrementada.