VALOR EXATO – 12 de fevereiro de 2021

Fechamento de Empresas em São Carlos

As informações sobre encerramento de atividades produtivas com CNPJ no site da JUCESP mostram que 654 empresas no município foram dissolvidas entre abril e dezembro de 2020. Desse total, 312 pertenciam ao setor do Comércio.

Duas observações são relevantes para esta apuração. Primeiro, as solicitações de encerramento podem ter sido feitas antes da pandemia ou por decisões sem conexão com tal fato mesmo ao longo de 2020.

A segunda observação refere-se a mudança do negócio enquanto formal para informal, ou seja, uma empresa com CNPJ pode continuar existindo sem o cadastro de pessoa jurídica; outra possibilidade é a empresa deixar de existir, mas o indivíduo responsável executar os trabalhos enquanto autonômico/trabalho por conta própria.

O acompanhamento mensal desses números em São Carlos e em outras regiões do Estado de São Paulo irão oferecer uma validação melhor dos acontecimentos com relação a criação/dissolução de atividades econômicas sob a pandemia.

Em termos de ocupações formais ao longo de 2020, ficou comprovado que São Carlos criou 1.220 vagas, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Logo, o fechamento de empresas foi também compensado por outras mobilidades, como as citadas acima e pela criação de novas empresas.

Há diversas razões econômica, financeira e mercadológica que isoladas ou em conjunto têm determinado a dissolução das empresas. É necessário considerar também um outro determinante, de natureza tecnológica.

A capacidade de adaptar uma atividade à plataformas eletrônicas e utilizar os recursos humanos para promover e assimilar as ferramentas digitais variam de segmento e do perfil da equipe das empresas.

Dessa forma, a inclusão digital, que de forma alguma se resume ao uso do telefone celular, tem sido uma das causas do encerramento das atividades. Conhecimento e habilidades técnicas são necessárias para adaptar uma atividade ao contexto digital, além de um investimento adequado em equipamento móveis e cenários.

O gerenciamento de redes e as estatísticas tornaram-se cruciais aos negócios. Os funcionários das empresas devem assimilar esses recursos e ferramentas para estabelecer conexões mais efetivas e permanentes com o mercado consumidor.

Configura-se, portanto, uma mudança estrutural da atividade comercial e de outros setores produtivos. Diante da velocidade de incorporação das mudanças pelas empresas, as distâncias econômica e mercadológica entre empresas que se ajustaram rapidamente, as novas que surgiram e as que não completaram tal adaptação farão aumentar os lucros para as primeiras e reduzir para as últimas.

Sob esse provável cenário, o empresário deve avaliar os investimentos necessários para que a reformulação de sua atividade seja completa. Do contrário pode ocorrer uma indefinição do modelo de negócio e mesmo que exista demanda, o problema de ajustamento das condições de oferta pode impedir a geração dos lucros.