Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

Mudanças e Realizações: as dimensões abstratas e concretas

Conceber novos horizontes para negócios é um desafio que exige a combinação da imaginação e da ação empresarial. A imaginação é o campo abstrato que concebemos no nosso íntimo. A ação é o campo concreto que permite a materialização de um ideário.

Tais dimensões podem permanecer bem alinhadas por um longo período, e a maioria das pessoas realiza ajustes com sucesso para conservar uma situação alcançada. Por outro lado, quando o indivíduo almeja uma mudança significativa em sua atividade produtiva e quer alterar radicalmente o resultado, então os campos do abstrato e do concreto precisam de uma nova sintonia.

O ponto de partida se inicia na dimensão abstrata, resultado de uma vontade de mudança que nos coloca em movimento. A realização requer a reflexão e ação em torno do “como” fazer. Quando imaginamos um novo cenário ou uma nova condição de uma atividade temos em mente uma visão geral. Quando procuramos materializar esse cenário imaginado enfrentamos uma complexidade de relações (pessoais e materiais) “recheadas” de detalhes.

No campo da imaginação a vontade é o “combustível” para nos levar adiante. Na dimensão do concreto a disposição é que nos sustenta.  Para manter a disposição necessária, as concepções em estratégia recomendam uma avaliação muito precisa do quão exequível é o que idealizamos.

Quando imaginamos e aprendemos a necessidade de alterar nossa construção mental, pequenas mudanças em nossos planos produzem grandes efeitos no campo abstrato, ou seja, na nossa imaginação. Mas no campo concreto as mudanças têm uma velocidade menor e não produzem efeitos tão marcantes. Tal diferença entre o imaginado e o realizado pode causar alguns desapontamentos.

No campo abstrato temos uma conexão muito forte com os acertos e a cadeia de eventos necessários para concluir nosso plano mental. A visão geral, ou seja, de uma floresta é que predomina. No campo concreto precisamos atuar com as “árvores de uma floresta” e observar a importância de cada indivíduo ou elemento material necessário para que a realização seja possível.

A forma como conduzimos nosso plano e nos adaptamos ou aceitamos obstáculos é crucial. Há pessoas que criam planos consistentes de mudanças, mas não os executam bem; há outras que criam e executam com eficiência, mas se relacionam muito mal com outras pessoas dentro da cadeia necessária de realizações.

 

A necessidade de mudança não é recorrente, mas quando esta se apresenta é importante que o indivíduo se convença e estabeleça rapidamente novos ritmos para sua atividade profissional.

Sobre

O VALOR EXATO é elaborado pelo Núcleo de Economia da ACISC em convênio com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara, sob a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC José Fernando Domingues.

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!