Informativo Econômico ACISC n. 7

O Mercado e os Negócios Internacionais – balança comercial do município

A análise econômica de localidades e regiões se baseia nos componentes de demanda agregada. Os componentes são categorais econômicas que reúnem dados agregados seja de um município, região ou país. Há duas grandes categorias econômicas econômicas: oferta e demanda agregada.

A oferta é realizada por todos aqueles que ao participarem do mercado de trabalho encontram e desenvolvem alguma ocupação (trabalho formal público/privado, empregador, trabalhador doméstico, autônomos e trabalho informal) e as firmas. Com a combinação do capital (físico, monetário e financeiro), máquinas, instalações e equipamentos e trabalho, tecnologia e conhecimento gera-se a oferta de bens e serviços. A demanda agregada, pela ótica dos gastos, reúne os gastos que são descritos em funções. As funções são: consumo, investimento, gastos do governo e o saldo líquido das exportações (nesse últiimo caso, exportação menos importação).

A função consumo é realizada por famílias ou indivíduos; o gasto de investimento é feito pelas firmas do setor privado e pela União, Estados e Municípios; os gastos do governo que não de investimento é classificado como gastos correntes; finalmente há a demanda do exterior por produtos nacionais e a demanda nacional por produtos importados. Quando o município exporta mais do que importa o saldo da balança comercial é positivo.

Para se ter uma ideia sobre São Carlos no comércio exterior, reunimos os dados abaixo.

As exportações de São Carlos representam 0,7% das exportações do Estado de São Paulo. Na classificação entre as cidades paulistas o município ocupa a posição de número 28 e de 115 do Brasil com base no saldo das exportações entre os meses de janeiro a maio de 2019. As exportações são resultados de 62 empresas exportadoras. Na Tabela 4 registra-se as exportações, importações e saldo comercial.

Tabela 4 – Balança Comercial de São Carlos, maio de 2019
                                                                                           Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

A cidade de São Carlos participa do comércio exterior com uma pauta variada de produtos. Os principais produtos exportados são motores, lápis, gizes, bombas de ar ou de vácuo, bombas pneumáticas, motores elétricos e não elétricos etc. No Quadro 1 apresentamos os 20 maiores produtos por valor em Dólar exportado. A constituição deste parque industrial é marcada pelo desenvolvimento integrado à competição internacional e que influencia o mercado de trabalho e suas qualificações. A oferta de trabalho e os rendimentos locais recebem influências positiva quanto maior for a participação do município no comércio exterior.

Quadro 1 – Principais Produtos Exportados pelas Empresas de São Carlos em maio de 2019

Fonte: Ministério da Indústria e Comércio Exterior.

As importações do município são feitas por 111 importadores e os principais produtos são: 1) máquinas, aparelhos e materiais elétricos; 2) metais comuns, plásticos e materiais de transporte; 3) Instrumentos e aparelhos ópticos e de fotografia; 4) Produtos químicos; 5) Têxtil; 6) Animais vivos; 7) Pedra, madeira, cimentos.

Os parceiros importantes para as exportações são: Estados Unidos, México, Argentina, Chile, França e Colômbia. Os maiores grupos de produtos importados são da Alemanha, Estados Unidos, China, França, Itália e Áustria. As importações de São Carlos representam 0,6% do Estado de São Paulo e o município ocupa 34a posição entre os municípios paulistas. Em relação ao Brasil São Carlos ocupa 97a  posição de maior importador.  O comércio exterior é assim um importante componente da demanda agregada com influências para o mercado de trabalho.

Sobre
O Informativo Econômico ACISC é elaborado pelo Núcleo de Economia da ACISC em convênio com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara, sob a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC José Fernando Domingues.