Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

INFORMATIVO ECONÔMICO ACISC Nº 25

O informativo ACISC produzido pelo Núcleo de Economia da Associação Comercial apresenta neste número uma visão do emprego com carteira assinada na região Central, que é formada pelas regiões de Governo de São Carlos e Araraquara. Reunimos os dados de dezembro de 2018 a setembro de 2019, registrados à frente de cada mês na Tabela 1. O movimento mensal é resultado das admissões e demissões, também apresentados na mesma Tabela. Durante o período a região criou 10.415 empregos com carteira assinada.

É possível observar que há meses com variações positivas para alguns setores e negativas para outros. A movimentação é resultado da concorrência em cada setor e do comportamento da demanda agregada. Consumidores, empresários, governo e saldo líquido das exportações flutuam mês a mês e a variação da demanda em algum momento afeta o emprego. O setor de serviço foi o que mais empregou na região (+41%) da expansão do emprego; a agropecuária registrou a segunda maior variação (+38,6%); a indústria expandiu (+23,9) das vagas e a construção civil (+0,3%). O comércio na região reduziu o emprego em (-4,5%).

O conjunto de dados demonstra que a região central se beneficiou da importância das exportações e do consumo das famílias. É possível também considerar que do total de emprego formal há adicionalmente cerca 30% de vínculos de informais. Dessa maneira, o emprego no setor privado, setor público e trabalho doméstico devem totalizar aproximadamente 388.000 postos de trabalho, para uma população total de um pouco mais de 1 milhão de habitantes. Se considerarmos também a variedade da produção setorial industrial, comércio atacadista e varejista, turismo,  agropecuária e um setor marcante de serviços educacionais, a região tem potencial de crescimento mas também de reciclar oportunidades de emprego com inserção tecnológica.

Tabela 1 – Emprego Formal na Região Central do Estado de São Paulo

     Cadastro Geral de Emprego e Desemprego – CAGED. Ministério do Trabalho.

 

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!