Informativo Econômico ACISC nº 23

O comércio exterior brasileiro registrou no mês de setembro o pior desempenho para o mês em cinco anos. Tal evidência já fez o Governo reavaliar o saldo comercial, que será positivo mas menor do que o previsto em US$ 15 bilhões para o ano de 2019. Na Tabela 1 reportamos os dados mensais para o Brasil e a média dos nove primeiros meses.

Tabela 1 – Exportação, Importação e Saldo Comercial

Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

O recuo do saldo se deve ao aumento do fechamento dos contratos de importações que ocorreram dentro do mês de setembro com relação a média do ano, de acordo com a Tabela 1. As exportações no mês de setembro mantiveram–se dentro da média de 2019.

No mês corrente, outubro, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) informou em (14/10), que a balança comercial brasileira registrou um superávit de US$ 444 milhões na segunda semana de outubro. O valor é resultado de US$ 4,244 bilhões em exportações e US$ 3,799 bilhões em importações. As exportações somam US$ 7,552 bilhões e as importações atingem o valor de US$ 6,781 bilhões. Como resultado, o saldo foi positivo em US$ 770 milhões na balança comercial.

De acordo com o Boletim Focus do Banco Central do Brasil, as expectativas quanto os temas do Valor do Dólar Comercial, a Produção Industrial, a Conta Corrente, o Investimento Direto no País, a Balança Comercial e o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) pioraram. Por outro lado, melhoraram suas projeções anteriores sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e a Dívida Líquida do Setor Público. O mercado externo encontra muitos conflitos diplomáticos com evidências protecionistas.

Em São Carlos o saldo da Balança Comercial melhorou em setembro, apesar de ter ocorrido o aumento das importações. As exportações cresceram em setembro um pouco acima da média do ano. O desempenho do comércio exterior é importante para a demanda local e a capacidade de geração de riqueza da localidade.

São Carlos ficou em 26a no ranking de maior exportador do Estado de São Paulo para o período de janeiro a setembro de 2019 e 101a no ranking de municípios exportadores brasileiros. Quanto as importações, a cidade ficou em 33a no ranking do Estado e 88a entre os municípios importadores do Brasil.

Tabela 2 – Exportação, Importação e Saldo Comercial de São Carlos

Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

O efeito positivo das vendas ao exterior compensa a estabilidade dos indicadores do mercado interno com relação a criação de novos negócios. Existe ainda muitas possibilidades para vendas de produtos brasileiros para outros países, que depende por sua vez, da capacidade gerencial dos recursos humanos das empresas locais em estabelecer vínculos comerciais e harmonização com as normas internacionais relativo ao comércio exterior.

A venda de produtos ao exterior exige o estabelecimento de um plano de trabalho de médio prazo. O plano tem efeito de fomentar o desenvolvimento empresarial e o estabelecimento de novos horizontes para a existência do empreendimento.

Sobre
O Informativo Econômico ACISC é elaborado pelo Núcleo de Economia da ACISC em convênio com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara, sob a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC José Fernando Domingues.