Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

Informativo Econômico ACISC n. 2

A riqueza são-carlense no mercado de trabalho

O Estado de São Paulo está dividido por regiões administrativas. Essas regiões foram criadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a finalidade de produzir informações que caracterizem as atividades econômicas, sociais e demográficas das regiões paulistas. 

A região central do Estado de São Paulo é formada por duas microrregiões ou regiões de governo: São Carlos e Araraquara. A população dessa região supera 1 milhão de habitantes com o Produto Interno Bruto (PIB) de 2% do PIB do Estado de São Paulo. 

Na Tabela 1, apresentamos o emprego setorial com carteira de trabalho, a partir das informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Tabela 1 – Emprego Formal na Região Central do Estado de São Paulo e São Carlos (março de 2019)


Núcleo de Economia ACISC

O emprego formal ou com carteira de trabalho na região central atingiu 288.153 pessoas no mês de março de 2019. 

São Carlos participou com 26% do emprego da região que inclui outros 25 municípios. O setor de serviços e o comércio têm maiores participações no emprego formal da região com relação aos demais setores econômicos. Os setores de serviços e comércio de São Carlos registraram 31 e 26 % do emprego formal da Região Central.

O Emprego Formal no setor privado e público, empregadores com CNPJ e trabalhadores por conta própria com registros nas Prefeituras são formas de ocupações que garantem um grau de seguridade maior do que as ocupações informais. Portanto, a riqueza da região também pode ser observada através do seu mercado de trabalho. 
 

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!