INFORMATIVO ECONÔMICO ACISC – A recuperação da Indústria

A produção industrial brasileira continua a se recuperar. No mês de setembro, dados mais recentes do IBGE, a produção industrial no Brasil cresceu 2,6% com relação ao mês de agosto de 2020. Dos Estados selecionados, Mato Grosso, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro registraram queda da produção industrial.

GRÁFICO 1 – Taxa de Crescimento da Produção Industrial de Estados Selecionados (Set/Ago 2020)

A indústria de transformação cresceu 3,9% no território brasileiro. As sete maiores taxas de crescimento das atividades industriais foram: 1) Preparação e Fabricação de Artigos de Couros para Viagens e Produção de Sapatos +17,1%; 2) Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios + 16,5%; 3) Fabricação de Veículos e Automotores +14%; 4) Fabricação de Máquinas e Equipamentos +12%; Fabricação de Produtos de Fumo +11,9%; Fabricação de Produtos Farmoquímicos e Produtos Têxteis, ambos, cresceram +6,2%.

Em São Carlos a Indústria registrou 473 admissões com carteira de trabalho e 361 desligamentos no mês de setembro. O saldo positivo setorial de 112 novos postos de trabalho colaborou para que o emprego total da indústria registrasse 16.975 postos e o município 71.298 empregos formais. O total do emprego formal na cidade aumentou em 540 postos.

Em termos de atividades produtivas industriais em São Carlos a indústria de transformação gerou saldo positivo de 115 postos de trabalho; mas a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos reduziu 18 postos; fabricação de produtos minerais não metálicos e produtos diversos registraram saldo negativo de 17 postos.

Os destaques de contratação na indústria de São Carlos foram:  1) Produtos de Borracha e Material Plástico +42; Produtos Alimentícios +25; Máquinas e Equipamentos +21; Produtos Químicos e Produtos de Metal (exceto máquinas e equipamentos) ambos com +13 e Fabricação de Produtos de Informática, Eletrônicos e Ópticos +11.

As áreas que prestam serviços de Recursos Humanos das próprias empresas e escritórios que assessoram as atividades empresariais de São Carlos foram movimentadas também em função das 2.443 admissões e 1.903 desligamentos.

Comércio e serviços se recuperaram tanto no Brasil, quanto na Região Sudeste, Estado de São Paulo e no município de São Carlos. É necessário observar, finalmente, que há uma mudança estrutural em andamento, com a reestruturação de empresas com características familiares no segmento de pequenas empresas, em particular, nas áreas de serviços empresariais. Utilização de espaços residenciais, redução de gastos com deslocamento, alimentação “fora de casa” e incremento de recursos digitais promoverão, ao longo do tempo, um perfil mais positivo em termos de produtividade.