Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

INFORMATIVO ECONÔMICO ACISC – 29 de setembro de 2021

Núcleo Economia da ACISC

Movimentos no Mercado de Trabalho de São Carlos – Dados do Caged de agosto / 21

A publicação dos dados do CAGED do mês de agosto de 2021 apontou a criação de 372.265 novos vínculos formais no mercado de trabalho brasileiro. No ano houve adição de 2.203.987 milhões novos contratos. Trata-se do segundo maior saldo mensal criado em 2021.

 O Estado de São Paulo foi responsável pela expansão de 32% dos novos contratos ao longo do ano corrente, o que corresponde a 704.174 mil novos contratos. Todos os setores produtivos apresentaram expansão de contratos, com liderança do setor de serviços e seguido dos setores do comércio, indústria, construção civil e agropecuária.

No Estado de São Paulo a liderança também foi do setor de serviços com a mesma sequência setorial observada para o território nacional.

Na cidade de São Carlos, o mesmo comportamento de expansão foi observado setorialmente, com relação ao Estado de São Paulo e Brasil. Na cidade ocorram a criação de 718 novos postos de trabalho. As maiores expansões dos saldos de emprego ocorreram nos serviços, seguidos da indústria, comércio e construção civil. A agropecuária foi o único setor que reduziu o número de postos de trabalho em agosto.

São Carlos começou o ano com 74.830 vínculos e o número de contratos cresceu em 4.567 novos vínculos. A evolução atingiu 6,16% com relação ao mês de janeiro de 2021 e atingiu em agosto o estoque de 78.649 contratos.

No setor de serviços as três atividades com maiores gerações de saldo em agosto foram: 1) Alojamento e Alimentação; 2) Administração Pública - educação, saúde; 3) transporte, armazenamento e correios.

Na indústria, as três atividades com maiores saldos foram: 1) Fabricação de máquinas e equipamentos; 2) Produtos de metal; 3) Produtos de metal e material plástico.

No comércio, os maiores saldos foram registrados nas seguintes atividades: 1) Comércio varejista em geral e materiais de construção; 2) Alimentícios, bebidas e fumo; 3) Equipamentos de informática e comunicação.

Em termos de detalhamento dos novos contratos, ou seja, do saldo criado no mês de agosto, observa-se que a grande maioria, 542 contratos, tinha o ensino médio completo. A faixa etária entre 18 e 24 anos registrou 308 contratações. A faixa etária entre 30 e 39 anos registrou 182 contratações e a faixa de 25 a 29 anos apontou 139 novos registros.

Na Tabela 2 registra-se as admissões, desligamentos e saldos movimentados no mês de agosto segundo as ocupações desenvolvidas. No conjunto das ocupações, aquelas desenvolvidas dentro da indústria e do comércio foram as que mais movimentaram o mercado formal, em termos de admissões e desligamentos. Em terceiro lugar, os serviços administrativos e em quarto lugar as ocupações relativas às ciências e artes.

 

As especialidades ocupacionais são definidas pelas necessidades das empresas que compreendem tanto aspectos rotineiros quanto inovações em função de novas demandas do mercado. Ao considerar o contingente predominante com escolaridade do ensino médio completo, denota-se a relevância das escolas no mercado de trabalho, tanto da cidade quanto de outras regiões.

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!