Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

Informativo Econômico ACISC (24/03/2020)

INFORMATIVO ACISC

A CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO E DA LIBERDADE ECONÔMICA

Elton Eustáquio Casagrande – Economista

 

Estamos tendo a oportunidade de presenciar o significado de um Sistema Universal de Saúde para os cidadãos no Brasil. O tom deste texto não é de forma alguma eloquente, mas a importância do SUS para o funcionamento do mercado de trabalho e, de forma mais ampla, a existência de Políticas Sociais, demonstram o significado da interação entre os setores: Público – Privado.

A possibilidade de continuidade das atividades econômicas depende inteiramente da informação, do abastecimento e da velocidade de identificar, tratar e reduzir os números de casos Covid-19. Isso não é pouco e exige todo aprendizado com o tema de planejamento.

Ações coordenadas são necessárias entre as instâncias subnacionais até para aplicar a vacina da gripe! O planejamento entre essas instâncias subnacionais é o que garante o êxito de medidas regionais. Não por acaso existem regiões administrativas e de governo nos Estados brasileiros.

O País precisa reforçar sua visão de desenvolvimento regional a partir da intervenção da Saúde, da Assistência Social e de Segurança Pública de forma a criar uma condição estratégica para intervenção em tempos críticos como o atual.

A capacidade de intervenção do Estado e a liberdade econômica coexistem e formam muitos ambientes, como os de negócios. Tal coexistência é local e regional. A realização das atividades econômicas em tempos de normalidade se ressente quando tal interação é marcada por muitas imperfeições e restrições.

Em épocas de rupturas da normalidade como um choque de oferta (linguajar da economia) ou eventos climáticos (como as enchentes que presenciamos em muitas localidades do Brasil) a interação do setor público com o setor privado acaba por depender da capacidade do Estado de lançar ações que resguardem a própria interação.

Após a Segunda Grande Guerra, o Ocidente aprendeu o valor da Educação, da Saúde, da Previdência e das Oportunidades de Trabalho com liberdades democráticas. Nesse contexto devemos incrementar e trabalhar com a perspectiva do planejamento e da ação coordenada para o êxito, especialmente, em tempos de crise.

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!