INFORMATIVO ECONÔMICO ACISC, 18 de agosto de 2021

Por Núcleo de Economia ACISC

Características da Cidade de São Carlos

O debate econômico sobre cidades e regiões é uma preocupação natural e recorrente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), assim como monitorar o ambiente econômico de São Carlos e informar os associados, público e instituições, como uma forma de contribuição da entidade. Nesta semana apresentamos uma caracterização geral das estruturas econômicas e sociais do município.

O conhecimento da estrutura econômica fomenta estimativas sobre nicho de mercado, comportamento de consumidores e a relevância do mercado local de trabalho. A existência de empresas, atividades informais e da população em idade ativa consiste em riquezas humanas e não humanas.

É combinação de ambas as riquezas citadas acima que produz desenvolvimento. Sobre elas existe as formas de organizar e gerenciar, o que pode favorecer o desenvolvimento quando observadas as potencialidades nos mais diversos ambientes. É por isso que a liderança empresarial existe e produz riqueza. Quando o empresário abre mão de liderar, a própria noção de desenvolvimento torna-se limitada.

Em 2019, o salário médio mensal era de 3.3 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas com vínculos formais em relação à população total era de 35.7%. Em 2021, a população formal ocupada atingiu 30,5% da população estimada em 254.484 segundo o IBGE. O crescimento populacional acima da capacidade de empregar formalmente é um indicador importante. A empregabilidade formal do município está, portanto, em 30,5%.

Outra medida de empregabilidade se origina do número de empresários da cidade. Existe, segundo a JUCESP, 35.880 empresários, distribuídos em diversos enquadramentos. A soma do número de empresários com os vínculos formais de trabalho atinge 112.538 ou 44,8% da população total. Nessa apuração não estão contabilizados os trabalhos informais e o trabalho por conta própria. Logo, o mercado de trabalho é bastante amplo na cidade.

O rendimento médio dos trabalhadores está estimado pelo IBGE em 3,3 salários mínimos, para o ano de 2019.  Esse valor caiu para 1,73 salários mínimos médios em 2021.  Sabe-se que o salário mínimo não recebe a correção dos rendimentos de mercado, sendo um valor fixado de acordo com a Política Fiscal do Governo. E que a pandemia afetou diretamente o poder de compra no mercado de trabalho da cidade.

Na Educação São Carlos registrou 27.833 matrículas no ensino fundamental e 7.956 no ensino médio. Em 2020, segundo o IBGE havia 1.617 docentes do ensino fundamental e 787 do ensino médio. O número de estabelecimentos do ensino fundamental em 2020 era de 71 e do ensino médio e 30 do ensino médio.

A idade média da população está, segundo o SEADE, em 38 a 40,9 anos. A população católica, no Censo de 2010 foi apurada em 65% da população total; cerca de 21% era de evangélicos e 3,8% de espíritas.

A Figura 1 abaixo apresenta a evolução do Produto Interno Bruto da cidade, entre 2010 e 2018. O valor do Produto está a preços correntes e consistiu em R$11.173.000,34 bilhões. A renda per capita atingiu R$44.796,00.

O setor de serviços é o maior gerador de riqueza na cidade, seguido da indústria, administração pública e agropecuária. A capacidade de assimilar e internalizar inovações em áreas produtivas e, em particular, no setor público possibilita o aumento da renda per capita.

O crescimento sustentável requer o aumento da renda pessoal disponível e dessa forma fomentaria o próprio mercado de trabalho e de produto/serviços. Com o mercado de trabalho mais aquecido, haveria maiores oportunidades empreendedoras, especialmente para jovens entrantes no mercado.