INFORMATIVO ECONÔMICO ACISC – 10 de novembro de 2021

Empresas e Regiões

A organização das atividades produtivas por regiões brasileiras apresenta características relevantes. O número de empresas ativas depende dos movimentos de abertura e fechamento de atividades. Esses movimentos tem origem na macro e na microeconomia.

Na esfera macroeconômica, as políticas fiscais, monetárias, cambiais e de rendas, por exemplo, tem efeitos na economia real. Na esfera microeconômica, as questões de concorrência, preço e custo predominam.

Na Tabela 1, registra-se o número de empresas ativas, abertas e extintas para outubro de 2021. O porcentual de empresas abertas e extintas pelo número de empresas ativas para o Brasil, Estado de São Paulo e cidade de São Carlos estão extremamente próximos.

A abertura de empresas e a condição de empregabilidade é uma condição de mercado, mas é também resultado de uma política de desenvolvimento que fomente a criação de negócios, dento dos parâmetros de governança.

As condições macroeconômicas atuais, sob inflação elevada, podem mudar devido a necessidade de controle de inflação para 2022. As razões que levam ao encerramento de empresas precisam ser entendidas em diferentes conjunturas.

As causas em razão de concorrência, sucessão ou dificuldades financeiras se não forem bem compreendidas podem criar dificuldades adicionais para os próprios formuladores da política econômica.

Empresas encerradas podem ressurgir enquanto novas empresas abertas e, portanto, a identificação dos determinantes do encerramento é um trabalho pertinente para a própria continuidade das novas empresas.

A criação de empresas na cidade de São Carlos se demonstra positiva ao longo do ano. A sintonia entre as dimensões regionais quanto ao porcentual de empresas criadas e encerradas nas regiões reforça que o ambiente econômico pode ser melhorado quando a política macroeconômica se torna consistente.

A consistência precisa também ser recorrente, ou seja, se repetir no médio e longo prazo. O ambiente de negócios depende, em primeiro lugar, da política econômica mais ampla que venha garantir a estabilidade de preços.

Uma segunda abordagem quanto a existência de negócios refere-se à relação do número de empresas e a população. As regiões Norte e Nordeste têm em média 5,07 e 5,40% de empresas como proporção da população.

A região Centro-Oeste tem 9,84% e as regiões Sudeste e Sul apresentam um número de empresas por habitantes. No Sudeste a relação é 10,24% e no Sul o porcentual é de 11,8%.

A criação de empresas é uma dinâmica relevante, em função­ da concorrência de mercado, das possibilidades de importação e capacidade financeira dos novos negócios.

O importante é que as empresas criadas tenham resiliência e permaneçam em suas atividades para consolidação de seus próprios mercados e assegurem a empregabilidade em cidades e regiões.

TABELA 2 – Estados, Empresas Ativas e População