Informativo ACISC: Educação Financeira e apoio do BC

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E APOIO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL PARA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE: avaliação e possíveis tendências

Elton Eustáquio Casagrande - economista

Com objetivo de demonstrar a importância da análise de cenário econômico e reapresentar as orientações do Banco Central do Brasil selecionamos a Figura 1 com a informação do período de janeiro/fevereiro de 2020 com as Vendas para o Comércio na China (Fonte do Banco Central do Brasil para a China). Dessa forma, micro, pequenos e médias empresas e seus líderes podem se planejar melhor para um cenário de três a seis meses.

As condições de curtíssimo prazo estão sendo monitoradas e administradas entre empresários/comerciantes e seus respectivos apoiadores – escritórios de contabilidade e advocatícios. A questão neste momento, para a qual esperamos contribuir, é deixar claro que os passos do Banco Central Brasileiro estão muito próximos do Federal Reserve, Banco Central dos Estados Unidos.

O FED está refinanciando dívidas de cidades, condados e regiões (counties) para que estas possam socorrer e melhor intervir nas atividades econômicas. Os setores públicos com renda regular estão assegurando um nível mínimo de demanda. As ações do Banco Central dos Estados Unidos visam a capacidade produtiva de manter a renda mínima nos negócios. Quanto mais salários e renda circulando, tanto melhor.

O Banco Central do Brasil está na mesma linha, promovendo liquidez para que famílias, empresas,  autônomos e funcionários públicos gastem tudo que ganham!

Os efeitos sobre o consumo devido à fragilidade da Segurança Alimentar na China e do sistema de Saúde incompleto pode ser ilustrado na FIGURA 1 abaixo. A produção industrial caiu 13% e o varejo 20%.

O Banco Central do Brasil então recomenda:

1. “Identifique o quanto de renda você perdeu e veja se há formas alternativas de obter rendimentos. Busque mais informações, sempre em fontes oficiais, sobre os benefícios assistenciais oferecidos pelo governo e veja se você se enquadra em algum deles.”
  2. “Veja as informações mais importantes: valor, prazo de pagamento, taxas de juros. Se perceber que não vai conseguir pagar, busque renegociar o quanto antes.” Aqui opinamos em favor do pagamento do ICMS, ISS e do IPTU. Essa é a fonte do Estado e do município para tratar da Saúde no Mercado de trabalho e da Sociedade!
  3. “Em alguns casos, o atraso no pagamento pode significar o cancelamento de um serviço ou até mesmo a perda do bem. Com base nisso, priorize o que pagar primeiro.”
  4. Identifique se há algo que pode ser cortado ou reduzido. O momento é de priorizar.
  5. “Lembre-se de que levantar todos os seus gastos inclui também entender o quanto você está pagando por alguns serviços bancários, como a tarifa para manutenção de conta. Alguns bancos cobram um valor mensal de tarifa para oferecer certos pacotes de serviços como saques, transferências etc. Consulte o seu extrato bancário e veja qual é esse valor. Confira se precisa mesmo dos serviços oferecidos.”
  6. “Qual é o total das suas despesas após essa análise? Faça as contas e descubra sua nova situação financeira. Entender seu novo cenário financeiro, por mais preocupante que possa ser, é um passo fundamental para buscar uma solução.”

Figura 1 - Venda no varejo na China – Fevereiro 2019 a 2020

Fonte: Banco Central do Brasil.