Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

INFORMATIVO ACISC: Comércio Exterior

Os desafios para o Comércio Exterior brasileiro envolveram diferentes naturezas: 1. Conflito comercial entre as nações mais desenvolvidas; 2. Oscilações dos preços das commodities; 3. Flutuação da taxa de câmbio; e 4. Legislação e política ambiental; 5. Queda dos juros internos dos papéis da dívida pública. O conjunto desses fatores foi mais negativo do que positivo para o país.

As autoridades econômicas brasileiras esperavam um volume de exportação maior do que foi registrado em 2019. A preocupação com o comércio exterior existe em função da sua importância para a produção e emprego e também pelo volume de recursos em dólar que o saldo comercial proporciona.

O Brasil recebe muitos investimentos na forma de Investimento Direto Estrangeiro e de Portfólio. Em função desses investimentos recebidos o país envia regularmente grandes pagamentos de serviços, ou seja, de lucros, amortização e pagamento de dívidas, royaltes, distribuição de dividendos e outros direitos externos. O fluxo de renda enviada é maior do que o fluxo de renda recebida.

Por essa razão o saldo comercial, (exportação – importação), é tão importante. Quanto maior o saldo comercial, menor o esforço para captar investimento direto estrangeiro e de portfólio. Se país precisar de mais poupança externa, então sua dependência para o fechamento das contas anuais aumenta. 

A Tabela 1 registra as evidências mensais do saldo comercial ao longo de 2019 e o saldo no primeiro mês de 2020. Na comparação com 2018 o saldo comercial brasileiro caiu 18%. Essa magnitude representa menor demanda agregada nominal.

Tabela 1 – Exportações, Importações e Saldo Comercial do Brasil



Ministério da Economia. Secretaria do Comércio Exterior. Elaboração Própria.

 

Na cidade de São Carlos o desempenho da Balança Comercial no mês de janeiro de 2020 fopi melhor do que o mesmo mês em 2019. Os motivos, além daqueles arrolados acima, também incluem sazonalidades e fechamento de contratos. 

No conjunto, se a economia nacional e local encontraram problemas para elevar a produção e o emprego, no cenário externo, da perspectiva do saldo comercial, a atividade produtiva foi beneficiada. 

Entre muitos desafios que existem para o País, aumentar o número de exportadores e conseguir reduzir as necessidades de importação pela produção local mais competitiva são desafios cruciais que definem as condições de competição de médio prazo (até 10 anos) da economia brasileira. 

A capacidade de investimento das empresas locais e a regularidade da demanda, tanto interna quanto externa são aspectos decisos e interconectados. O planejamento empresarial para o contexto de recuperação não é o mesmo do que o planejamento para a estagnação ou redução da demanda. 

O comportamento do comércio exterior poderá determinar a lógica da produção e renda interna.

Tabela 2 – Exportações, Importações e Saldo Comercial de São Carlos


Ministério da Economia. Secretaria do Comércio Exterior. Elaboração Própria.

Sobre

O Informativo Econômico é elaborado pelo Núcleo de Economia da ACISC, em convênio com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara, sob a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC José Fernando Domingues.

 

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!