Inadimplência do consumidor em São Carlos recua em janeiro

A inadimplência do consumidor recuou 0,8% na comparação mensal de janeiro contra o mês anterior em São Carlos, segundo os dados da Boa Vista SCPC, empresa parceira daAssociação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC). Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o indicador cedeu 2,6%.

Segundo o levantamento, São Carlos seguiu a tendência do Estado de São Paulo e do Brasil em queda no número de inadimplentes em janeiro de 2019 em relação ao mês anterior, registrando o maior índice de recuo com 0,8%, enquanto no estado foi calculado 0,7% e no país, 0,5%.

"Quando o número de inadimplentes diminui, significa que mais consumidores estão aptos a contratar crédito, e isso favorece tanto o consumo como a economia", afirmou o presidente da ACISC, José Fernando Domingues.

Recuperação de crédito

No mesmo período de comparação, a recuperação de crédito do município também foi superior aos resultados do estado e do país. Enquanto a recuperação em São Carlos subiu 1,8%, no Estado de São Paulo cresceu 0,4% e no Brasil, 0,2%.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas. E o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. O índice é calculado pela média móvel dos últimos 12 meses do mês de referência, tendo como ano base a média desses valores em 2011 (base = 100). A partir de março de 2016, as séries dessazonalizadas (as quais utilizavam o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau) foram descontinuadas.