Devedor terá mais prazo antes de ter o nome negativado

A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) informou nesta quarta-feira, 15, que a Associação Nacional dos Bureaus Crédito (ANBC) – representante da Boa Vista SCPC e outras empresas – vai prorrogar o prazo para o devedor, pessoa física ou jurídica, ter o nome negativado a partir do momento em que é comunicado.

O prazo era de 10 dias e agora será ampliado para 45 dias, em função da crise causada pela pandemia do novo coronavírus. A medida passa a valer a partir de 17 de abril, pelo período de 90 dias, e poderá ser prorrogada, caso necessário.

O objetivo da medida é proporcionar o tempo necessário para as renegociações entre as partes nesse momento crítico, e garantir a proteção de consumidores e empresas. “A ANBC informa que os birôs de crédito estenderão o processo de negativação, em geral de 10 dias, a partir da comunicação ao devedor, para 45 dias. Como resultado disso, devedores e credores terão um prazo alongado para realizar a renegociação”, diz a nota.

O presidente da ACISC, José Fernando Domingues, ressalta que a ANBC destacou a importância de manter o fluxo de informações para avaliação do crédito neste momento e diz que entende ser necessário abrir espaço para que credores, consumidores e empresas conversem e renegociem seus créditos de forma responsável.

A entidade ressalta que a manutenção do sistema de avaliação de crédito é crucial para qualquer medida de recuperação econômica, especialmente, como parâmetro para um eventual programa de reativação da economia e auxílio a devedores, portanto, as informações incluídas nas bases de dados da ANBC poderão auxiliar as autoridades governamentais a compreender o que está acontecendo na economia e direcionar ajuda financeira para as empresas e indivíduos que mais precisam.

“O crédito é um instrumento fundamental na economia e mais do que nunca necessário à retomada das atividades produtivas no país e ao bem- estar social”, finalizou Zelão.