Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

Como gastar o saque do FGTS: ACISC e Boa Vista orientam

Os saques de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) iniciaram na última sexta-feira (13). Para clientes da Caixa, os saques devem ser realizados até o final do ano, enquanto os que não são clientes devem ter o pagamento depositado até março de 2020, dependendo do mês de aniversário. Veja o calendário completo. 

Mas o que deve ser feito com esse dinheiro? A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), em parceria com a Boa Vista Serviços, separou algumas dicas de como usá-lo. Confira abaixo. 

Saindo do vermelho
Para quem tem dívidas em aberto, esse dinheiro do FGTS pode servir para quitá-las. O indicado é dar prioridade ao pagamento das dívidas com juros mais altos, com fatura do cartão de crédito ou cheque especial. Contas atrasadas de água e luz também podem ser quitadas, com o dinheiro na mão é mais fácil conseguir descontos especiais.

Se as suas parcelas estão em dia, mas ainda faltam algumas prestações, outra opção é antecipá-las, desde que consiga negociar algum desconto.

Para emergências
Se a sua situação financeira está mais tranquila, com as contas em dia e o orçamento sob controle, então o valor do FGTS pode ser a oportunidade de fazer ou aumentar a reserva de emergência, ou seja, aquele dinheiro que deixamos guardados apenas para os momentos críticos. 

Mesmo que não seja o valor ideal para a reserva, é o primeiro passo para uma poupança para quando ficar sem renda ou em caso de alguma necessidade. 

Aproveite para investir
Se não precisa ‘investir’ em nenhuma situação citada acima, então o caminho ideal é aplicar na caderneta de poupanças. Títulos do Tesouro Direto, cujo valor mínimo é de R$ 30,00, e outros meios de investimento também podem ser considerados, mas é preciso atenção com tributos e com o prazo no qual o dinheiro ficará investido.   

O valor sacado do FGTS também pode ser utilizado em um plano de previdência privada.

Invista em você
Pense na possibilidade de usar o dinheiro do FGTS para pagar um curso, aprimorar conhecimentos, adquirir novas práticas e, assim, ser mais competitivo no mercado de trabalho. 

Pequeno negócio
O dinheiro do FGTS pode servir também para dar início a um pequeno negócio que complemente a sua renda mensal. Empreender é uma possibilidade de aumentar os ganhos mensais e, quem sabe, virar no futuro o seu trabalho.

Compras
Se você está no ‘azul’, com todas as finanças organizadas na ponta do lápis e quer usar parte desse dinheiro extra para comprar algo para você, também pode! É só planejar direitinho que tudo dá certo. Pesquise o preço do produto, cheque seu orçamento e escolha a melhor forma de pagamento para não comprometer as finanças.  

E não se esqueça da dica mais importante: planejamento é a base de tudo!

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!