Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

Comitê Emergencial se reúne para discutir flexibilizações

O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos se reuniu na tarde desta quinta-feira (19/08), virtualmente, para discutir as flexibilizações referentes ao Plano SP. Desde o último dia 17 de agosto o Governo do Estado retirou as restrições de horário e capacidade de público para comércio e serviços. A nova fase permite que todos funcionem normalmente, sem limite de horário e com 100% da capacidade.

Os membros do Comitê deliberaram, e no município a capacidade de público deve passar de 60 para 80% e o horário de atendimento em restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante e lojas de conveniência) será permitido até a meia noite em todos os dias da semana. Anteriormente, de domingo a quinta-feira, o horário de atendimento permitido era até 23h.

Após a meia-noite esse setor somente poderá atender clientes pelo sistema delivery. Pelo sistema drive-thru também está autorizado até 0h. Eventos que geram aglomerações, como casas noturnas, shows e competições esportivas com público, continuam proibidos.

Comércio, mercados, supermercados (varejistas e atacadista), bem como de atividades ligadas ao setor de serviços, além de academias, salões de beleza, barbearias, atividades culturais, atividades religiosas, poderão funcionar todos os dias até a meia noite, porém a capacidade também não deve ultrapassar 80%.

Regras sanitárias continuam valendo. De acordo como Comitê, o uso de máscaras continua a ser obrigatório, assim como os protocolos de higiene. A nova fase também obriga que os setores da economia sigam o distanciamento social, sem aglomerações e com distância de 1 metro.

O Decreto Nº 157 de 26/03/2021 que dispõe sobre a proibição de forma temporária de locação de áreas de lazer e recreação permanece vigente, porém deve passar por alterações no texto nos próximos dias.

“Todas essas recomendações serão apresentadas nesta sexta ao prefeito Airton Garcia e, se aprovadas, entram em vigor na próxima segunda-feira, dia 23 de agosto. A nossa intenção é publicar o novo decreto no Diário Oficial deste sábado. Também vamos nos reunir novamente para discutir especificamente as alterações do Decreto Nº 157. A nossa ideia é autorizar as locações de chácaras, porém com medidas sanitárias especificas para evitar aglomeração com a realização de grandes festas e de eventos clandestinos. Precisamos da conscientização das pessoas quanto aos protocolos sanitários, o distanciamento e, principalmente, a importância da vacinação”, ressalta Mateus de Aquino, coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus e secretário de Comunicação.

A Força Tarefa permanecerá nas ruas realizando a fiscalização e observando o cumprimento de todos os protocolos sanitários como uso de máscaras, uso de álcool em gel, distanciamento social. Aglomeração não será permitida. A capacidade dos locais para o atendimento presencial deve ser respeitada. Em São Carlos as denúncias de aglomerações devem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal.

 

INDICADORES DE SAÚDE – Indicadores da Secretaria Municipal de Saúde mostram reduções nas médias. A média diária de novos casos caiu de 88 para 59 e de óbitos caiu de 1,68 a média diária para menos de 1. A vacinação também avançou e hoje 260.199 doses da vacina contra a COVID-19 já foram aplicadas no município, sendo 190.110 relativas a primeira dose, o que representa 74,70% da população, e com as duas doses 70.089, ou seja, 27,54% da população.

 

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!