Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

ACISC orienta consumidores sobre compra de material escolar

A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), em parceria com a Boa Vista SCPC, elaborou uma lista de orientações que podem ajudar o consumidor a economizar nas compras do material escolar dos pequenos.

Segundo o presidente da ACISC, José Fernando Domingues, planejamento financeiro é fundamental para quem não quer gastar mais que o necessário.

“Janeiro é um mês de muitas despesas recorrentes, como IPVA, IPTU, a compra de material escolar para os filhos, entre outras obrigações comuns a nós brasileiros. Por isso, é importantíssimo se planejar financeiramente”, disse.

A ACISC orienta que antes de ir às compras, é preciso conferir como está o orçamento, conversar com a criança de forma realista para explicar o impacto da compra do material no orçamento da família, fazer uma boa pesquisa e só então fazer as compras, de modo consciente. 

Confira algumas dicas:

Pesquise
Visite as papelarias ou lojas que vendem os itens escolares e anote os valores. Com este levantamento em mãos, você consegue descartar a compra daquele item mais caro e também consegue uma melhor negociação.

Reutilize 
Verifique o que pode ser reutilizado do ano anterior. Mochila, estojo, apontador são alguns itens que podem ser reutilizados, caso estejam em bom estado. 

Troca ou compra coletiva
Faça parte de grupos de pais e mães da escola, verifique a possibilidade de trocar materiais. Uma boa alternativa é se reunir com outros pais para ir às compras. Assim vocês dividem os custos e acabam pagando menos. 

Compre com antecedência
Não deixe para comprar o material perto do início das aulas. Planeje-se para ir às compras com antecedência e evitar lojas lotadas características nas últimas semanas de férias.

Substitua itens
Avalie os itens da lista e veja o que pode ser substituído por uma opção mais em conta. Se possível, questione na reunião de pais a necessidade de itens que possam ter sido exigidos, mas que parecem desnecessários ou em quantidades discrepantes. 

Envolva a criança 
Converse com a criança sobre a lista. Antes de negar um item de desejo, explique a realidade do orçamento familiar e busque alternativas mais baratas ao produto desejado que atendam às necessidades e os anseios dela.

Substitua os personagens
Explique para a criança que ela precisa escolher apenas alguns itens do personagem desejado para que todo o material caiba no orçamento. É uma boa oportunidade para ensinar como cuidar do dinheiro, um conhecimento importante para a vida deles.

Negocie condições
Pechinchar pode fazer a diferença ao final da compra, por isso negocie condições de pagamento. Se for comprar à vista, veja a possibilidade de um percentual de desconto. Já se a opção for parcelar, fique atento se há juros e negocie. Busque por promoções.

Siga a lista
Vá às compras com a lista em mãos e evite comprar itens que não estão inclusos, como aquela canetinha especial ou caixa de lápis de cor com o número de cores superior ao solicitado.

Cuide do material
Converse com a criança sobre a importância de zelar pelo material durante o ano. Explique que é necessário cuidar dos itens comprados para evitar desperdícios e gastos no meio do ano. Encape os cadernos e livros para que eles se mantenham conservados ao longo do ano.

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!