A Economia do Mês de Fevereiro e a Atual

INFORMATIVO ECONÔMICO ACISC

Elton Eustáquio Casagrande - economista

As análises de séries históricas e informações mensais sobre o comportamento da Produção Econômica no Brasil dividem-se atualmente em dois mundos: um antes e outro na transição da pandemia. Haverá em breve um terceiro, qual seja, o mundo depois!

Se a economia brasileira apresentava indicadores discretos de recuperação e a discussão centrava-se nas evidências de crescimento do mercado formal e informal, durante a pandemia, as relações informais poderão aumentar.

Na Tabela 1 as variações da atividade econômica da Indústria Geral, Extrativas e da Indústria de Transformação tiveram desempenho semelhante entre as regiões do Brasil e do Estado de São Paulo.

O comportamento dos indicadores de produção industrial no Estado Paulista se apresentou melhor e superior em relação ao Brasil, para o período de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020.

Em outros anos as variações para o mês de fevereiro sempre apresentavam queda e, portanto, o que aconteceu em fevereiro de 2020 para ambas as regiões, Brasil e Estado SP, não consistiram em alterações do padrão conjuntural.

O comportamento conjuntural sofre alterações a partir da terceira semana do mês de março com as medidas de isolamento horizontal e pronta resposta do Banco Central do Brasil para o financiamento de Empresas e trabalhadores e do Governo Federal com os auxílios emergenciais.

O Estado de São Paulo assumiu um cenário mais complexo porque estabeleceu medidas em sintonia com a Organização Mundial da Saúde e, como o Estado mais desenvolvido da Nação, providenciou suporte para que o funcionamento social e econômico fosse preservado.

A Rede de Saúde Pública é que tem garantido todo o funcionamento econômico brasileiro e amparado a população apesar de toda desigualdade social. Espera-se que os devidos investimentos que há décadas foram reduzidos, ressurjam da mesma maneira que os investimentos em infraestrutura.

Com tais investimentos a produção física industrial (Tabela 1) receberia um forte impulso.

Tabela 1 – Variação da Produção Física Mensal da Indústria – Fevereiro de 2020