VALOR EXATO: RISCOS E COMPORTAMENTO

Na matéria sobre Riscos e Comportamento aliamos elementos para quem dirige uma empresa. O primeiro assunto é o risco e suas origens. Pensado para a realidade de uma empresa, é importante qualificar o tipo de risco segundo suas naturezas, que tomam forma segundo: 1. Projeto; 2. Concorrência; 3. Setor; e 4. Ambiente Econômico.

O risco do projeto refere-se a concepção de uma atividade e seu desenho. Muitas vezes há dificuldades na origem da concepção que prejudicam o desempenho. Para um diagnóstico é importante avaliar os ativos, fontes de financiamento e eficiência na atividade.

O risco da concorrência refere-se as inovações que podem ocorrer e a velocidade delas. Não perceber que a concorrência mudou e não tomar atitudes com a rapidez necessária causa danos ao desempenho.

O terceiro risco é o setorial. Muitas mudanças ocorrem na dimensão de um setor de atividade e por isso podem alterar a vida econômica do seu projeto e de toda a concorrência.

Finalmente, temos o risco do ambiente que atinge a todos os setores, mas não da mesma forma e direção. Conseguir distinguir esses riscos e alinhar as decisões cotidianas significa muito mais do que adquirir, produzir, comercializar e obter lucratividade. É uma ação dedicada estratégica, para qual é necessário o planejamento.

O tratamento dos riscos depende do comportamento predominante dentro de uma empresa. Para simplificação vamos considerar os desafios – grandes e pequenos e o comportamento empresarial. O comportamento pode ser imediatista, fruto da ansiedade, ou mais estratégico, fruto do engajamento idealizado.

Ao enfrentar grandes desafios, além da habilidade necessária, o comportamento deve ser mais estratégico, fruto de um engajamento no desenvolvimento de sua atividade econômica.

Uma autocrítica sempre é bem vinda para saber como enfrentar desafios, avaliar o comprometimento com uma ação empresarial e a forma de atuar, ou seja, mais planejada com uma avaliação dos riscos segundo suas naturezas.

Sobre

O Valor Exato ACISC é elaborado pelo Núcleo de Economia da ACISC em convênio com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara, sob a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC José Fernando Domingues.