Valor Exato: DILEMAS ROTINEIROS

Todos os dias as empresas e seus administradores enfrentam o dilema Liquidez – Rentabilidade, mesmo que não saibam! O saldo bancário é um termômetro importante para muitos e funciona como um barômetro. Mas o saldo é resultado de escolhas e de fatores não controlados, como a capacidade de pagamento dos clientes.

A liquidez, como já tratada na seção “Valor Exato” em outras oportunidades, demonstra a capacidade de liquidar dívidas imediatamente ou dentro de um prazo definido. Corresponde ao total em disponibilidade menos o total das obrigações (Receitas imediatas – Pagamentos imediatos).

A rentabilidade ou retorno do capital investido corresponde ao excedente obtido pela aplicação de uma soma em ativos. Quando uma empresa investe em estoque, por exemplo, o resultado líquido dos custos e despesas da comercialização deve proporcionar um valor positivo. Tal valor, quando dividido pelo capital investido, oferece uma visão porcentual da rentabilidade.

A liquidez tem sido muito valorizada nos últimos anos. A liquidez afasta problemas com inadimplência e permite o aproveitamento de oportunidades de negócio. A regra de ouro das empresas de capital aberto tem sido manter um grande volume de liquidez para o aproveitamento de oportunidades de investimento.

No caso de grandes empresas ou empresas de portes menores que conservam muita liquidez o foco empresarial é a aquisição de outras empresas, unidades de negócio, mercadorias ou então um melhor enfrentamento com a concorrência. Quando a liquidez é menor o foco é manter a capacidade de pagamento.

O dilema existe com relação a rentabilidade porque a liquidez surge quando os investimentos passados proporcionam ganhos.  Logo, investir em ativos aumenta as chances de ter maior liquidez, porém, para tanto é necessário enfrentar o seguinte dilema:

- Investir no presente para alcançar rentabilidade maior e, consequentemente, maior liquidez no futuro!

Nas circunstâncias atuais as percepções quanto ao comportamento de consumidores (tema do Informativo Econômico ACISC de 25/02) são relevantes para a decisão de investimento e rentabilidade! Se um empresário tem uma percepção pessimista quanto a capacidade de consumo de seus clientes, este formará expectativas também pessimistas e poderá optar pela liquidez.

Outro empresário pode ter a mesma percepção dos seus clientes, mas diferentemente ele acredita que o cenário futuro poderá surpreender. Neste caso a decisão poderá ser o investimento em busca de aproveitamento de mercado futuro, o que aumentará a rentabilidade do negócio e a liquidez futura!

As percepções quanto ao comportamento esperado de consumidores e a gestão da relação liquidez – rentabilidade define a trajetória de crescimento da empresa!