VALOR EXATO ACISC: Prioridades e Urgências

A agenda empresarial é um instrumento imprescindível para uma boa organização das atividades tanto do empresário quanto de sua equipe. Prioridades e urgências ganham essas expressões devido as interpretações subjetivas que são assim entendidas segundo suas consequências ou derivadas de compromissos assumidos.

Uma organização empresarial funciona com racionalidade, em particular, de acordo com o estabelecimento de contratos e procedimentos baseados em rotinas com decorrências jurídicas.

Todas as atividades tem como contexto a temporalidade que é estabelecida pelos compromissos. O ato de empreender dentro do próprio negócio não pode encontrar nas rotinas um contexto contrário à criação e a imaginação. Por isso, o ambiente organizado favorece o funcionamento tanto de rotinas quanto a existência de ações empreendedoras.

Exatamente por exigir disciplina, a rotina para ser cumprida requer ações coordenadas e cercadas pela distinção entre as prioridades e urgências.

O comando entre esses dois aspectos exige discernimento e preparo emocional do empresário/comerciante. Urgências parecem ganhar o nome também de prioridades, mas deve-se fugir desta confusão.

A prioridade emerge de um plano de trabalho que toma forma com a ação empresarial. A urgência compreende o atendimento de necessidades para que uma rotina ou compromisso contratual ou se cumpra.

A prioridade é concebida como plano e executada através de um planejamento. Sua eleição compreende as oportunidades de mudança ou de melhorias que o indivíduo empreende para revitalizar, desenvolver ou promover sua atividade empresarial.

A urgência é o atendimento no prazo de necessidades para que um trabalho não se perca, um cliente seja atendido ou um aspecto menor administrativo seja cumprido. A capacidade de estabelecer prioridades e o tratamento racional de urgências fortalece o espírito de equipe, oferece segurança para a solução de situações inesperadas pela equipe.

O ambiente, no sentido do bem-estar, é regido pela clareza com que o líder identifica e transmite as prioridades e o suporte que ele oferece para o atendimento das urgências.

Há muitas perdas internas na qualidade de trabalho pelos relacionamentos que não são guiados por uma boa agenda da liderança. Estar à frente do negócio exige a transmissão de mensagens organizadas e logicamente estabelecidas.

O acolhimento das urgências e a segurança emocional para trata-las é crucial para que o ambiente seja promissor.