VALOR EXATO ACISC - 28 de Janeiro

AGENDA 2021

Na seção do Valor Exato desta semana, considera-se três grandes vetores de mudanças da economia brasileira e para os quais são necessários uma agenda plural a ser adotada por empresários e comerciantes.

O primeiro vetor de mudanças se originou com a pandemia que obrigou os setores público e privado a ajustarem seus planos, planejamento e temporalmente suas metas. A mudança de comportamento de consumidores e cidadãos foi marcante e o desafio é entender dentro do conjunto de mudanças o que será transitório e o que será permanente.

A importância da identificação das mudanças transitórias e permanentes se relaciona com decisões estratégicas tanto de Governo quanto de empresas. A estratégia empresarial também tem foco temporal, de curto, médio e longo prazo.

A coerência das revisões estratégicas dependerá do discernimento das instituições dos setores público e privado em avaliar e prever as mudanças de comportamento, e com isso elaborarem um plano consistente.

O segundo vetor de mudanças se originou com uma inovação do Banco Central denominada de “Sistema de Inovação de Pagamentos Instantâneos. Essa inovação deve reduzir custos de transação e favorecer concepções também estratégicas relativas à comercialização de bens e serviços.

As mudanças oriundas da pandemia e do sistema de pagamento se relacionam com o comportamento do consumidor e de empresas. Logo, a concepção de negócios mudará devido ao processo decisório consciente e arbitrado pelos responsáveis, ou virá na forma de adaptação reativa. Esse segundo caminho é mais “doloroso” e custoso.

Finalmente, o terceiro vetor é econômico, mais precisamente tributário. O aumento dos tributos é inevitável e a transferência de renda das pessoas físicas e jurídicas para o Governo deverá ocorrer em função dos gastos da saúde, que já ocorreram e que irão ocorrer.

A partir desses três vetores, três ações são necessárias. A primeira é a melhoria mais intensiva da relação empresa – mercado consumidor, com aproveitamento de aspectos estratégicos de comercialização com recursos digitais e as inovações do sistema de pagamento.

A segunda ação refere-se a gestão e relacionamento entre empresa e funcionários. O indivíduo dentro de uma função na empresa, e não exclusivamente o processo de trabalho ganhará mais importância. Diante do quadro jurídico complexo que rege as relações trabalhistas é crucial que empresários estabeleçam uma agenda sobre este tópico e antecipem possíveis problemas.

Finalmente, com a elevação da tributação e de custos de produção a revisão dos processos de produção e comercialização podem proporcionar economias. A revisão inclui a avaliação da margem de contribuição de produtos, lotes e portfólio de itens comercializados, capacidade financeira de clientes, condições dos fornecedores e economias internas à empresa.

Esse último tópico requer um refinamento do pensamento estratégico da liderança empresarial em distinguir entre crescimento, estabilidade ou mesmo de redução do mercado e das atividades como um todo. A coerência e consistência de uma agenda para 2021 terá de considerar em maior ou menor grau os vetores acima.

Confira o vídeo completo aqui!