O mês de maio apresentou saldo positivo (admitidos menos desligados) de vínculos formais de trabalho no Brasil, que totalizaram 148.992. No ano de 2025, os vínculos formais atingiram 1.051.244 novos postos de trabalho. A região Sudeste criou 74.536 novos postos de trabalho no quinto mês do ano, enquanto o estado paulista foi responsável por 33.313 postos, ou seja, 44% das novas vagas da Região Sudeste.

Na cidade de São Carlos o número total de vínculos formais atingiu 89.526 postos, com a criação de 282 vagas em maio. No ano passado, o número de vínculos formais em São Carlos era de 87.007, quando foram criados 183 postos. Logo, maio de 2025 apresenta resultados quantitativos melhores frente ao mesmo mês do ano passado.

Na dimensão setorial, o setor de Serviços no Brasil criou 70.139 novos postos de trabalho, com destaque para o segmento de “Atividades Financeiras, Comunicação, Imobiliárias e Atividades Administrativas”, com 29.881 postos de trabalho, ou seja, 42% das vagas do setor de Serviços.

No estado paulista, as vagas no setor de serviços também lideraram a criação de emprego com o total de 18.813, ou seja, 56% do total dos novos contratos do mês de maio. No estado, as “Atividades Financeiras, Comunicação, Imobiliárias e Atividades Administrativas” registraram o saldo de 5.107. Esse é o segundo maior saldo de vagas do subsetor. O primeiro maior saldo foi registrado no subsetor de “Administração Pública, Defesa, Seguridade, Educação, Saúde Humana e Serviços Sociais, com 7.351 novos postos de trabalho em maio.

Na cidade São Carlos, o setor com maior criação de vagas em maio foi da Construção Civil, com 115 novas vagas. Na sequência os registros setoriais foram: comércio + 65, serviços +50, a indústria +45 e a agropecuária +7 novos postos.

Na Construção Civil, as obras de infraestruturas expandiram vagas, seguidas de serviços especializados para infraestrutura e construção de novos edifícios. No setor do comércio, o subsetor de Atacados contratou mais que o Grande Varejo.

No setor de Serviços de São Carlos, as atividades que mais contrataram foram as de Pesquisa de Mercado e Marketing e de Consultoria Empresarial. Na Indústria, os maiores contratos estão no subsetor de “Coleta, Tratamento e Disposição dos Resíduos. Finalmente, na agropecuária os pequenos aumentos foram em “Lavoura Permanente e Atividades de Apoio à Pecuária.

DESTAQUE SETORIAL – Imobiliárias em São Carlos

As atividades no segmento “Imobiliárias” empregam 578 pessoas, número para o mês de maio de 2025. No mesmo mês em 2024, o estoque de empregados era de 549 contratos. No ano de 2025, o segmento de “Imobiliárias” em São Carlos Admitiu 96 pessoas e desligou 74, com saldo positivo de 22 postos de trabalho.

Ao longo do ano de 2025, os contratos de admissões na atividade “Imobiliárias” têm a característica de médio a alto grau de escolaridade, com presença predominante do ensino médio completo e ensino superior. Os desligamentos acompanham esse perfil. Em termos de saldo, houve uma discreta redução dos contratos de trabalho com o ensino superior e aumento do perfil de escolaridade com ensino médio completo e incompleto.

Em termos de faixa etária, os movimentos predominantes de contratação tinham de 18 a 49 anos no ano de 2025; quanto aos desligamentos, as faixas predominantes foram de 30 a 49 anos. Finalmente, em termos de saldo, a escolaridade com maior expansão em 2025 foi de ensino médio completo e a faixa etária de 18 a 24 anos. 

Nos aspectos da escolaridade e faixa etária, os movimentos do emprego formal das atividades das “Imobiliárias” em São Carlos estão muito próximos aos movimentos que ocorreram no estado paulista, nos primeiros cinco meses de 2025.

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!