Pedidos de Seguro-Desemprego, Mercado e Gestão

Nesta edição do Informativo consideramos a matéria dos Pedidos de Seguro-Desemprego para a cidade de São Carlos. Em termos conceituais, os pedidos de Seguro-Desemprego consistem na quantidade de requerimentos ao Seguro-Desemprego modalidade trabalhador formal registrados pelo Ministério da Fazenda. A partir do sétimo dia após a data da demissão e dentro de até 120 dias, o trabalhador poderá realizar o requerimento seja via Portal de Serviços do Governo Federal, aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou em uma unidade de atendimento do Ministério da Economia ou do Sistema Nacional de Emprego (SINE).

A comparação do número de Pedidos de Seguro-Desemprego entre períodos mais ou menos recentes é importante para sinalizar o comportamento do mercado de trabalho local. A partir dessa sinalização, podem ser idealizados indicadores. 

Utilizamos dois períodos recentes para o presente estudo, ou seja, os meses de julho a outubro dos anos de 2022 e 2023. No ano corrente, foram acumuladas 3.649 solicitações. No mesmo período em 2022, ou seja, de julho a outubro, o total requerido havia sido de 3.620 solicitações. 

A sinalização que se obtém de 2022 é de que: A proporção de requerentes em relação ao estoque médio de trabalhadores com vínculo formal de trabalho entre julho e outubro caiu discretamente em 2023. Tal sinalização é uma evidência positiva para a economia local.

Em 2023, o número de pedidos de Seguro-desemprego em relação a uma mediana de empregos formais atingiu 4,4% para o período analisado. No ano passado, considerando os mesmos parâmetros, a proporção de pedidos foi de 4,54%. Esta estabilidade mostra que o mercado formal se apresenta consistente frente aos mais diversos riscos que a economia brasileira tem estado submetida. 

Riscos políticos internacionais, de mercado local e climáticos são amplos e não diversificáveis, o que requer uma visão empresarial e rigor na gestão orçamentária e financeira. A administração dos ativos, com base no giro do ativo (Vendas ou Faturamento/Ativo Total) passa ser importante, da mesma maneira que o giro do estoque (Vendas de um Período/Estoque Médio).

Com a regularidade apontada pela visão macroeconômica, a gestão financeira da atividade e do capital de giro se tornam mais coerentes e caberá ao empresário do setor avaliar se o giro do ativo e do estoque melhoraram em 2023, com base nos dados de 2022, no período selecionado. Se a macroeconomia foi estável, é de se esperar que as empresas tenham conseguido também manter a estabilidade ou melhorar seus indicadores de atividade (giro).

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!