OS NÚMEROS DOS PEDIDOS DE SEGURO DESEMPREGO

Os números de requerentes do Seguro-Desemprego colaboram para um melhor entendimento do comportamento da economia formal do País. Os dados para o Brasil e para o Estado de São Paulo demonstram que no mês de outubro de 2022 foi registrado um número menor do que o registrado em setembro para as duas regiões.

Essa evidência foi observada quase para a totalidade das unidades da federação, ou seja, uma redução das solicitações de Seguro-Desemprego em outubro. Porém, quando se compara o mês de outubro com relação ao mesmo mês do ano anterior a evidência é oposta. O mês de outubro de 2021 registrou menos pedidos de seguro-desemprego do que no ano corrente para um grande número de unidades da federação.

A distribuição de requerimentos em 2022, segundo o Informativo do Ministerio do Trabalho, ficou mais concentrada nos setores de serviços (36,8%) e do comércio com (24,9%). A indústria registrou 15,9% dos pedidos; a construção civil registrou 10,7% e a agropecuária 4,2%.

Em comparação com o mês de setembro de 2022, nota-se aumento na proporção de requerimentos nos setores de Indústria Geral (+0,1%), Construção (+0,3%) e Comércio (+0,8%);  redução no setor de
Serviços (-1,0%); e estabilização no setor de Agropecuária. Em relação a outubro de 2021, houve redução na proporção de requerimentos em todos os setores:
Agropecuária (-0,8%), Indústria Geral (-0,1%), Construção (-0,4%), Comércio (-1,1%) e Serviços (-0,2%).

Na cidade de São Carlos os dados se comportaram um pouco diferente do que o estado e o território nacional. O total de pedidos de seguro-desemprego subiu tanto em outubro deste ano com relação a setembro, quanto em relação a outubro do ano passado.

O significado deste aumento para São Carlos é explicada pela rotatividade do emprego na cidade que foi, proporcionalmente, maior do que em outras regiões. O emprego formal em São Carlos tem registrado saldos positivos nos últimos dois anos. Logo, a existência do benefício social, Seguro-Desemprego, assegura níveis que embora básicos de sobrevivência, compensam e permitem a busca por uma nova posição no setor produtivo.

A longo do ano de 2022, a cidade de São Carlos acumulou 8.739 solicitações de Seguro Desemprego frente a 28.797 desligamentos ou demissões no mercado formal. Isso correspondeu a 30% de solicitações de Seguro-Desemprego frente ao contingente desligado.

Em 2021, o total de desligamentos do emprego, até o mês de outubro, havia atingido 29.926 pessoas e 7.767 solicitações de Pedidos de Seguro-Desemprego. O porcentual foi de 28,1%, um pouco abaixo do presente.

Em termos de conjuntura, o painel de 2022 não se demostrou muito diferente do que o ano anterior, segundo a perspectiva do Seguro-Desemprego. O total de vínculos formais em outubro de 2022 em São Carlos foi de 81.498; e em outubro de 2021 era de 77.929.

Um maior estoque de vínculos formais é acompanhado de uma rotatividade maior. Tal fato, explica o crescimento das solicitações de Seguro-Desemprego.