O que é a indústria no estado paulista, região central e São Carlos?

Esta é uma pergunta simples e a resposta pode ilustrar o complexo ambiente econômico e empresarial das regiões consideradas. O indicador utilizado para responder à pergunta é o Valor da Transformação Industrial (VTI), que é calculado subtraindo os custos das operações industriais do valor bruto da produção industrial. Esse valor bruto da produção inclui a soma da receita líquida mais a variação dos estoques de produtos acabados, em elaboração e a produção própria realizada para o ativo imobilizado, ou seja, da própria empresa.

Os dados mais recentes preparados pela Fundação SEADE são do ano de 2021 e apropriados porque a estrutura industrial não se altera no curto prazo. Na Tabela 1 registramos as maiores divisões industriais. O objetivo é verificar aquelas que são comuns, a partir do índice de especialização industrial, ou seja, a participação de um setor industrial no VTI da região em questão.

TABELA 1 – Valor da Transformação Industrial – VTI em %

36,4

Produtos Diversos

12,9

FONTE: SEADE. Elaboração Própria.

As células coloridas mostram as divisões industriais comuns. Logo, o mercado de trabalho regional se torna mais especializado quando cidade e região central apresentam valores significativos de transformação industrial.

As divisões industriais de veículos, máquinas e equipamentos e produtos alimentícios são comuns às três regiões. Materiais elétricos e máquinas é específico de São Carlos. É interessante observar que nos últimos dez anos, o estado de São Paulo perdeu -18,9% de produção industrial e a cidade de São Carlos -12,9%. É um efeito do que é denominado de desindustrialização, com fatores determinantes bem diversos, mas que tem provado uma regressão tecnológica no país, sobretudo urbana.