ACISC

Certificado Digital

 

Educação Financeira: Score pode ser aliado na hora de conseguir crédito

 
12/09/2018
 

As orientações são da Boa Vista SCPC, empresa parceira da ACISC.


Muitos consumidores já ouviram falar em Score e se perguntaram como é feita sua análise e de que maneira esse número pode fazer a diferença na hora de buscar crédito no mercado.

Para esclarecer essa e outras dúvidas, a Boa Vista SCPC, empresa parceira da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) preparou um guia de orientações e dicas. Confira:

Como interpretar a pontuação de crédito?

A pontuação (Score) vai de zero a mil e quanto mais próxima de mil, melhor. Uma pontuação alta significa que o consumidor tem o hábito de ser pontual no pagamento de suas contas mensais. Já um score baixo, indica que algumas contas são pagas em atraso ou que não são pagas, o que representa um comportamento de risco para quem dá crédito.


Como é feito o cálculo do Score Boa Vista?

É calculado a partir de três categorias de informações: o comportamento atual de pagamentos e dos últimos cinco anos, a busca por crédito no mercado e as informações cadastrais, como nome completo, endereço e telefone.


Como consultar o Score?

Na ACISC é possível realizar a consulta gratuitamente e ter acesso ao seu score e também ao seu histórico de débito, caso tenha alguma pendência no banco de dados do SCPC.



Segundo as orientações da Boa Vista SCPC, a única forma de aumentar o score é seguindo todas essas recomendações. 



Por que ter um bom pode ajudar na concessão de crédito?

Quando você faz uma compra no crediário ou pede um empréstimo no banco ou, ainda, faz um financiamento para a compra de celular, eletrodoméstico, carro, casa ou algum outro bem, a empresa pode analisar seu score para, então, decidir se concede ou não o crédito e em quais condições (por exemplo: que taxas de juros serão cobradas). Com o score, o credor tem mais segurança ao fornecer crédito; por isso, é importante manter seus pagamentos sempre em dia.


O que devo fazer para aumentar meu score?

Para ter um bom score, o ideal é pagar as contas em dia, evitar pedir crédito demais e procurar manter o nome sempre limpo. Mas seja paciente: às vezes, o score demora a aumentar, mesmo depois que o consumidor mudou de atitude (ficou positivado, por exemplo).


Quem usa esse serviço?

É utilizado pelas empresas que concedem crédito, como financeiras, comércios e bancos, entre outros.


O score pode ter alterações frequentes mesmo com minhas contas em dia?

O score pode, sim, sofrer alterações caso você solicite muito crédito na praça ou se teve alguma negativação nos últimos cinco anos. Mas não se preocupe quando consultar seu próprio nome aqui, pois estas consultas não fazem seu score cair.


Por que o score tem variações de acordo com a empresa que o fornece?

O Score Boa Vista é usado por muitas empresas na hora de conceder o crédito, mas ele não é o único do mercado. Há outros que também oferecem serviço parecido. Cada empresa tem seus métodos de avaliação para pontuação e, por isso, pode ocorrer diferença entre os scores. Na Boa Vista, é visto o histórico dos últimos cinco anos, seu comportamento neste período e atualmente.


Mais informações: entre em contato com a ACISC pelo telefone (16) 3362-1900 ou pessoalmente na Rua General Osório, 401, centro, São Carlos-SP.

 



Certificado Digital

 

Portal Educação