Carta aberta à população de São Carlos sobre a Revitalização e Modernização da Área Central

06/07/2018

Entidades manifestam seu apoio ao projeto.

Respeitosamente e em concordância, as três entidades que representam o setor comercial do município, Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), vêm se posicionar em relação à REVITALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA ÁREA CENTRAL DE SÃO CARLOS.

A área central é o coração de uma cidade e precisa ser mantida viva, dinâmica, bonita e atrativa. Infelizmente, em São Carlos, essa região encontra-se em processo de esvaziamento e degradação, devido à descentralização e à falta de revitalização. Observa-se que diversas lojas estão fechando, levando à redução de empregos e à falta de investimento na conservação dos imóveis. Com a diminuição do número de clientes, o Calçadão e a Praça do Mercado ficam "vazios" durante o dia, e ainda mais no período noturno, comprometendo também a segurança.

Se ações adequadas não forem efetivadas com urgência, a cidade poderá perder, em breve, seu centro comercial antigo, porque no atual cenário comercial, sem vitrine não há venda. É necessário neutralizar a tendência de esvaziamento do centro, que temos vivido ano após ano.

A maioria dos empresários dessa região é favorável à transformação do Calçadão em boulevard, a exemplo de outras cidades que tiveram êxito com projetos semelhantes, e o comércio de São Carlos segue em busca de melhorias há mais de 20 anos.

Neste sentido, publicamente, a ACISC, o Sincomercio e a CDL manifestam seu total apoio e comprometimento com o PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA ÁREA CENTRAL, proposto pela Prefeitura Municipal e apresentado a seguir:

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA ÁREA CENTRAL

José Fernando Domingues - Presidente da ACISC