Curso sobre Jornalismo Econômico e Empresarial é lançado na ACISC

16/01/2017

Iniciativa está sendo feita através de parceria entre ACISC e UNESP Araraquara.

A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) e o Departamento de Economia da UNESP Araraquara promoveram na noite de quinta-feira (12), o Coquetel de Lançamento do "Curso de Extensão em Jornalismo Econômico e Empresarial".

Compareceram ao evento o secretário-geral da ACISC, Hercílio Antonio de Carvalho (representando o presidente da entidade, José Fernando Domingues), o professor de Economia da UNESP Araraquara, Elton Eustáquio Casagrande (que também coordena o Núcleo de Economia da ACISC), a assessora de imprensa da ACISC, Vanessa Ronquim Dziabas, e o representante do Núcleo de Economia ACISC, Igor Theodoro, sendo que  os dois últimos compõem a equipe de apoio do curso.

Na ocasião, estiveram presentes jornalistas de diversos veículos de comunicação do município, bem como representantes de importantes instituições locais e empresários.

Para esse público, Elton Eustáquio Casagrande explicou que o curso visa difundir conceitos e debater interpretações e abordagens para os problemas econômicos recentes. "Além disso, vamos oferecer fundamentos e explanações para o melhor entendimento das circunstâncias atuais da economia brasileira e seus principais desafios, com base na teoria e história econômica", enfatizou.

Segundo Elton, as decisões no Brasil recente estão sendo discutidas e revistas rapidamente, o que requer entendimentos sobre muitos aspectos cruciais do funcionamento das estruturas econômicas. "O Jornalismo Econômico pode colaborar com essa difusão e esclarecimento", completou Elton Eustáquio Casagrande.

Os temas abordados durante o curso são: Ciências Econômicas, Pensamento Econômico e Atualidades; Tratamento Jornalístico: Ideias e Desafios; Conceitos Fundamentais da Teoria para Política Econômica e Finanças; Conjuntura e Balanço de Pagamentos (Exportação, Importação, Saldos e Movimento de Capitais); Indicadores Econômicos, Conjuntura e Tendências; Comportamento das Funções Consumo e Investimento dos Gastos do Governo; Impacto das Notícias e a Formação das Expectativas; Inflação, Gasto Público e Desenvolvimento; Conceitos de Gestão e Administração Financeira e Contabilidade para não Contadores e Indicadores Econômicos.

As inscrições devem ser feitas através do link: http://pitagoras2.fclar.unesp.br/inscricoes/.