ACISC

Certificado Digital

 

ACISC fornece dicas para que empresários economizem energia elétrica

 
06/03/2015
 

A entidade já tomou algumas medidas e transmite as orientações para seus associados.


A conjuntura econômica do país se tornou motivo de grande preocupação para o setor industrial e também para o comércio. Os aumentos registrados nos últimos meses, como o da energia elétrica, têm feito com que os empresários busquem alternativas para economizar nas contas.
 
Diante disso, a ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) já tomou algumas medidas simples para economizar energia elétrica e repassa as orientações para seus associados:  
 
Utilize o sol
Algo simples, mas que muitas vezes passa despercebido. 
Se possuir janelas grandes nos escritórios é possível reduzir o consumo de energia elétrica por grande parte do dia. Portanto, sempre que possível opte pela luz natural.
 
Troque o ar condicionado pela janela
Sabemos que não será sempre possível deixar a janela aberta, principalmente no verão. Porém, nos momentos em que a temperatura permitir, deixe as janelas abertas e desligue o ar condicionado. Além da economia existirão menos problemas internos, principalmente os respiratórios causados pelo aparelho. Se possível, invista em circulação de ar.
 
Troca de lâmpadas
Parece clichê, mas é sempre importante falar sobre isso. Lâmpadas incandescentes gastam mais energia. Opte pelas fluorescentes e, se possuir maior valor para investimento, outra opção indicada são as de LED (muito mais econômicas).
 
Apague a luz
Esta é outra dica que parece óbvia, mas não na prática. Quando se deixa algum recinto, apagar a luz deveria ser um mantra. No entanto, com a correria, muitas pessoas acabam esquecendo e deixam a luz acessa sem necessidade. Seguindo a mesma linha, temos o ar condicionado, que muitas vezes fica ligado durante a noite. Ambos os gastos conferem prejuízos na conta de luz. Para resolver esse problema, invista em sensores de presença, nos quais as luzes apagam e acendem, automaticamente.
 
Utilize a escada
O elevador é prático. É só apertar um botão e ele te leva ao andar desejado. Todavia, se tiver condições e, claro, o andar for próximo, procure utilizar as escadas. Além da economia de energia elétrica, você ainda fará um ótimo exercício físico.
 
Stand by
Sair para o almoço e apenas bloquear o computador. Apesar de comum, essa não é a melhor saída para economizar energia. Desligue o equipamento para que não consuma energia enquanto o mesmo não estiver sendo utilizado. Outra medida importante é tirar todos os aparelhos da tomada ao final do expediente.
 
 
 
Certificado Digital

 

Portal Educação