Caminhão do Impostômetro chega a São Carlos

13/08/2014

Iniciativa visa mostrar quanto a população pagou de tributos em 2014

Na próxima segunda-feira (18), o Caminhão do Impostômetro passa por São Carlos e revela quanto os moradores pagaram em tributos em 2014. Quem parar para ver o caminhão na Praça do Mercado Municipal, a partir das 11 horas, poderá entrar no veículo e utilizar os “óculos mágicos”, ação lúdica que convida o consumidor a enxergar melhor as cargas tributárias de produtos do dia a dia, que passam de 40% do preço final.

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou a marca de R$ 1 trilhão no último dia 12, pela manhã. Esse é o montante desembolsado pelos brasileiros desde 1º de janeiro de 2014 para pagar impostos, taxas e contribuições para União, estados e municípios.

Neste ano, o valor de R$ 1 trilhão chegou 15 dias mais cedo do que em 2013, indicando aumento da carga tributária.

O presidente da ACSP, Rogério Amato, chama a atenção para a notícia e para o aumento do peso tributário, apesar das desonerações promovidas pelo governo a alguns setores e das recentes quedas do nível de atividade econômica. “É um descompasso: a arrecadação cresce mais do que a economia brasileira. O contribuinte paga muito e, em contrapartida, não tem um retorno compatível, já que os serviços públicos deixam a desejar”, diz Amato, que também é presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e presidente-interino da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Amato também comenta o significado da marca de R$ 1 trilhão em ano eleitoral. “O Brasil não suporta mais carregar esse peso tributário. Precisamos lembrar disso todos os dias, todo mês, mas em época de eleição isso deve ser ainda mais debatido. Precisamos exigir impostos mais justos e melhor aplicados. Essa é uma das grandes causas de nossa entidade. Assim, convidamos todos os brasileiros a ficarem ainda mais de olho no imposto”, ressalta o presidente da Associação Comercial de São Paulo.

De acordo com o presidente da ACISC, Alfredo Maffei Neto, o Caminhão do Impostômetro passa por São Carlos com o intuito de chamar a atenção do consumidor para o trilhão e para a elevada carga tributária em 2014. “A ação é uma iniciativa da ACSP e da FACESP, em parceria com a ACISC. O caminhão vai circular pelas ruas de São Carlos no dia 18 de manhã e, a partir das 11h, ficará estacionado na Praça do Mercado Municipal. Todos estão convidados”, lembra.

Para Neto, essa iniciativa é uma maneira de dimensionar o quanto se paga e avaliar se os serviços oferecidos são condizentes com os valores pagos ao poder público. “A população tem o direito de saber para onde vai o dinheiro. O Impostômetro é uma forma de sabermos de quem cobrar e como cobrar”, finaliza o presidente da ACISC.

Em São Carlos - Até o último dia 13, o município de São Carlos já havia arrecadado mais de R$ 455 milhões em impostos municipais, estaduais e federais.