ACISC

Certificado Digital

 

Mulheres Empreendedoras x Gestão do Tempo

 
22/07/2014
 

O grande desafio da mulher moderna é encontrar tempo para tudo o que ela precisa fazer.


Por Tabatha Moraes

Atualmente, já não é nenhuma novidade que nós mulheres temos inúmeros papeis a desempenhar ao longo do dia, seja como mãe, esposa, dona de casa, empreendedora, profissional, entre outros.

O grande desafio da mulher moderna é encontrar tempo para tudo o que ela precisa fazer. Mas será que, realmente, o tempo é o terrível vilão do nosso dia a dia?

Se por um lado, encontrar tempo para realizar tudo o que nos propomos tem sido um desafio, por outro lado alguns hábitos tornam essa tarefa cada vez mais difícil.

Algumas mudanças de comportamento podem fazer com que você ganhe algumas horinhas na semana para fazer o que é mais importante para você:

O primeiro passo para gerenciar melhor o seu tempo é, por mais óbvio que isso possa parecer, reconhecer que o dia tem 24 horas e não importa o que você faça, isso não vai mudar.

Para essa adequação simples, porém crucial, sugiro um ótimo exercício, baseado na Tríade do Tempo do Christian Barbosa. Ela consiste em descrever as suas tarefas diárias em uma lista, dividindo-as em urgentes, importantes e circunstanciais.

Urgentes são os famosos "incêndios" que temos que apagar durante o dia e que surgem normalmente quando deixamos de executar as tarefas importantes.

Importantes são aquelas que te deixam mais perto do seu objetivo a médio e longo prazo.

Circunstancial são os ladrões do seu tempo, como redes sociais, e-mails, enfim, tudo aquilo que te desvia do foco e impede você de realizar as tarefas importantes.

Procure priorizar as tarefas importantes e evitar perder tempo com aquilo que é circunstancial. No começo pode parecer difícil, mas assim que você adquirir esse hábito vai notar os resultados em seu cotidiano.

Também vale lembrar que na categoria "importante" não devem só constar itens referentes ao trabalho, mas tudo que você valoriza, como por exemplo, passar mais tempo com a família e os amigos, realizar uma atividade física ou frequentar um curso de idioma.

A tríade ideal é aquela em que você divide o seu tempo da seguinte forma: 70% com o importante, 20% com o que é urgente e apenas 10% com o circunstancial.

Se você já está aí pensando que tudo isso dá muito trabalho, que tal uma motivação a mais? Escreva e deixe em um local visível o que ter mais tempo livre vai te proporcionar de bom.

Vale a pena ler essa anotação todas as vezes em que você pensar em desanimar!


Tabatha Moraes é empresária, palestrante, consultora em Desenvolvimento Humano e entusiasta do Empreendedorismo Feminino. Fundadora da Escola de Negócios "Mulheres que Decidem" e co-fundadora da AMEI (Rede de Apoio à Mulheres Empreendedoras na Internet). 

Contatos: tabatha@mulheresquedecidem.com / (11) 967125612.

Certificado Digital

 

Portal Educação