ACISC

Certificado Digital

 

ACISC ressalta a importância do Dia do Consumidor

 
15/03/2013
 

A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) parabeniza toda a população são-carlense pelo Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira (15 de março).

O presidente da entidade, Alfredo Maffei Neto, destaca a importância da data, que visa proteger e lembrar dos direitos do consumidor, não apenas para eles, mas para as empresas e países de uma forma geral. "A ACISC reconhece a importância deste dia e parabeniza todos os consumidores. Vale lembrar que todo ser humano é um consumidor, já que por definição, consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire um produto ou serviço para uso próprio", destaca.

De acordo com Neto, a ACISC trabalha continuamente em prol não apenas dos comerciantes, mas também dos consumidores. Para eles oferece consultas gratuitas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e um setor de cobrança amigável para quitação das dívidas. "Temos consciência de que nosso setor depende inteiramente da aquisição dos produtos e serviços que oferecemos. Daí a importância de homenagearmos os consumidores de toda a cidade", conclui Alfredo Maffei Neto.

A Sede da ACISC fica na Rua General Osório, 415, Centro. Telefone: (16) 3362 1900.

Conheça a história do Dia Mundial do Consumidor

O Dia Internacional do Consumidor é comemorado no dia 15 de março em homenagem ao Presidente americano John Kennedy que, nesta data, em 1962, anunciou quatro direitos básicos do consumidor: informação, segurança, escolha e participação. Em 1985, a ONU chancelou tais diretrizes, concedendo-lhes legitimidade internacional.

A partir daí, não demorou muito para o Brasil se ajustar à ordem anunciada nos anos dourados: a Constituição Federal de 1988 foi um marco, entre nós, da defesa jurídica do consumidor, consagrando-a como direito fundamental da pessoa humana.

A Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) veio regulamentar a proteção a um grupo que estava desamparado, pois as relações entre fornecedor/destinatário final eram resolvidas, até então, no âmbito civil ou comercial.

Certificado Digital

 

Portal Educação