Impostômetro alcança R$ 1 trilhão

29/08/2012

Impostômetro alcança R$ 1 trilhão e Associações Comerciais realizam ato simultâneo em todo o Estado de São Paulo

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançará R$ 1 TRILHÃO em impostos federais, estaduais e municipais pagos por todos os brasileiros desde 1º de janeiro deste ano, quarta-feira (29), às 16h30. A marca será atingida 15 dias antes na comparação com 2011.

Para marcar a chegada precoce de mais um R$ 1 TRILHÃO, um caminhão com o Impostômetro - que percorreu 10 cidades do Estado desde o dia 9 de agosto - rodará na véspera da virada pelas principais ruas e avenidas da Capital, para que a população veja o quanto todos os brasileiros juntos e também exclusivamente os paulistanos pagaram de impostos este ano.

Em 2008 o Impostômetro atingiu R$ 1 trilhão pela primeira vez, em 13 de dezembro. Em 2009 esse valor foi alcançado em 6 de dezembro. Em 2010, em 18 de outubro, em 2011 a marca foi registrada no dia 13 de setembro e este ano foi antecipado em 15 dias na comparação com o ano passado.

Para o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Rogério Amato, o Impostômetro se tornou um marco e tem contribuído para chamar a atenção da população sobre a expressiva arrecadação de impostos dos três níveis de governo. "O nosso objetivo é despertar nos cidadãos a consciência de que todos são pagadores de impostos e, por isso, têm o direito de exigir do Estado a contrapartida em serviços públicos de qualidade", afirma.

O presidente da Associação Comercial de São Carlos - ACISC, Alfredo Maffei Neto, acredita que a iniciativa irá movimentar a cidade e será muito útil para conscientizar a população de toda a região. "O Impostômetro deixará de ser um mito e passará a ser uma realidade para a população. Mostrar para nossos cidadãos a importância de lutar contra a carga tributária elevada é um grande avanço na construção diária da cidadania de todos os brasileiros."

O Impostômetro foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Sua gestão técnica é resultado de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Os cidadãos podem visualizar o Impostômetro em tempo real através do site www.impostometro.com.br. O portal conta com dados do Impostômetro desde 2000, ilustrados com imagens, informações e infográficos que facilitam o entendimento dos cidadãos.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 118 anos de história, atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, tem estado sempre ao lado dos profissionais liberais, pequenos, médios e grandes empresários, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços no País.

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) promove a união dos empreendedores de São Paulo, por meio das Associações Comerciais, e faz com que todos participem mais assiduamente dos debates econômicos, políticos e sociais com a mesma identificação ideológica e objetivos comuns.

Hoje a Federação conta com mais de 400 associações do interior paulista, litoral e grande São Paulo.