Caminhão do Impostômetro percorre ruas de São Carlos

17/08/2012

Caminhão com o Impostômetro permaneceu algumas horas em frente à Praça do Mercado

O município de São Carlos recebeu, nesta quinta-feira (16), o caminhão com o Impostômetro e o Feirão do Imposto, desenvolvido pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) para conscientizar a população sobre a alta carga tributária brasileira.

Nesta oportunidade, o Impostômetro mostrou que somente neste ano, os contribuintes sãocarlenses já pagaram R$ 360 milhões, sendo que a distribuição é feita da seguinte forma: 70% é destinado ao governo federal, 26% ao governo estadual e 4% à Prefeitura.

O presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), Alfredo Maffei Neto, afirmou que a iniciativa é de extrema importância, pois visa alertar as pessoas sobre a alta carga tributária embutida nos produtos do dia-a-dia. "Com essa divulgação, esperamos que os cidadãos passem a se preocupar mais com a questão tributária e a exigir a contrapartida em serviços públicos de qualidade, além de fiscalizar como os recursos são aplicados", resumiu Neto.

De acordo com o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Rogério Amato, a referida ação serve como uma alavanca para a conscientização das pessoas em relação ao excesso de impostos pagos no Brasil. "Acredito que levar o Impostômetro até as cidades e mostrar fisicamente o quanto todos pagam de impostos cause um impacto impressionante nas pessoas. Muitas vezes, o cidadão desconhece que os impostos que ele paga é que mantêm os serviços públicos. Por essa razão, deve exigir melhorias e cobrar das autoridades competentes a melhor utilização deste dinheiro", concluiu Amato.

O "Impostômetro" foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Em 13 de setembro de 2011, o novo portal do Impostômetro foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto a população do País, dos estados e dos municípios está pagando em impostos. Mais informações: www.impostometro.com.br.

População conferiu a alta carga tributária embutida nos produtos do dia-a-dia