Palestra aborda técnicas de atendimento ao cliente

18/06/2012

A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) e o SEBRAE - SP promoveram na noite de quinta-feira (14), no Palácio do Comércio Miguel Damha, a Palestra "Como atrair, conquistar e manter clientes", reunindo empresários de vários segmentos e colaboradores do setor.

Nesta oportunidade, o consultor Carlos Antônio Munno propôs aos participantes a reflexão sobre o motivo pelo qual o cliente compra da empresa. Além disso, Munno abordou formas de conhecer e fidelizar os clientes, de identificar e atrair potenciais clientes e de como gerenciar esse relacionamento.

Para isso, Munno traçou um panorama sobre quais itens o comprador tem em mente quando vai negociar com uma empresa, visando exemplificar o passo a passo de uma negociação bem sucedida. "Preço e qualidade do produto é fundamental. Mas se o vendedor não souber conquistar e mantiver seu cliente, ele não será fidelizado", alertou.

Em seguida, o consultor apresentou as diferenças entre clientes fieis e transitórios e a definição de CRM (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente). "O atendimento com qualidade cria um relacionamento permanente entre o cliente e a empresa. Liquidações, promoções e brindes têm efeito de curto prazo, ou seja, atraem clientes transitórios e não fidelizam", diferenciou.

Por fim, ele falou sobre a importância de um diferencial para atrair a atenção do cliente. "Simpatia, atenção e cordialidade são fatores comuns a todos. É preciso utilizar estratégias que despertem no cliente o desejo de consumir seus produtos e dar continuidade a um atendimento personalizado, fazendo com que ele se sinta único e especial junto à sua empresa", finalizou Munno.

O consultor Carlos Antônio Munno destaca a importância da fidelização de clientes