ACISC e SEBRAE - SP orientam sobre Plano de Marketing

11/05/2012

Foi realizada na noite de quinta-feira (10), no Palácio do Comércio Miguel Damha, a Palestra "Plano de Marketing - Uma ferramenta estratégica", parceria entre ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) e SEBRAE - SP.

Na ocasião, empresários e colaboradores do setor puderam verificar a importância do planejamento das ações de marketing, como forma de ampliar a competitividade das empresas.

Segundo Paola Goulart Rosa, consultora de marketing do SEBRAE - SP, o evento tinha como principal objetivo fazer com que os participantes entendessem as etapas de elaboração de um Plano de Marketing, percebendo-o como uma ferramenta de gestão estratégica, que auxilia na conquista e manutenção de clientes. "Atualmente, o mercado está extremamente competitivo e os clientes cada vez mais exigentes. Com esse cenário, torna-se imprescindível buscar a diferenciação diante da concorrência, bem como informações constantemente atualizadas, o que consequentemente irá auxiliar na tomada de decisões com agilidade", enfatizou

A palestrante explicou que o Plano de Marketing permite exatamente a análise do mercado, adaptando-se às constantes mudanças e identificando tendências. "Através dessa ferramenta é possível definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir a competitividade. Conhecendo seu mercado você será capaz de traçar o perfil do seu consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados ao seu mercado, ou seja, ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de seu negócio", enumerou.

Por fim, Paola Goulart Rosa falou sobre a estrutura do Plano de Marketing: "A primeira etapa refere-se ao planejamento, que inclui análise de ambiente e definição dos seguintes itens: público-alvo, mercado, marca, objetivos, metas e estratégias de marketing. Em seguida, é realizada a implementação e por fim, a avaliação e o controle. Com isso, você irá estruturar e direcionar sua empresa, dando sustentação às suas decisões mercadológicas. Procure sempre revisar e adaptar esse material, para acompanhar as mudanças do mercado e estabelecer novas ações. Essas contribuirão para alcançar os objetivos e metas definidos, mantendo o bom desempenho do negócio", concluiu a consultora.