ACISC

Certificado Digital

 

Assédio moral no trabalho é tema de palestra

 
27/03/2012
 

Foi promovida pela ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), na noite de segunda-feira (26), a Palestra "Assédio Moral no Trabalho", reunindo comerciantes, prestadores de serviço, comerciários, profissionais de Recursos Humanos e estudantes.

Utilizando vídeos e diversos exemplos, o advogado Nilson Bélvio Camargo Pompeu forneceu o conceito de assédio moral, os tipos mais comuns e as punições previstas em lei. "Assédio moral no trabalho é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. Ele é mais comuns em relações hierárquicas autoritárias, em que predominam condutas negativas e relações desumanas de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego", resume.


O advogado Nilson Bélvio Camargo Pompeu fala sobre os tipos mais comuns de assédio moral

Pompeu explica que um ato isolado de humilhação não pode ser considerado assédio moral, pois este pressupõe repetição sistemática; intenção de forçar o outro a abrir mão do emprego e degradação deliberada das condições de trabalho. "O assédio moral é um fenômeno muito antigo, constituindo uma violência psicológica que causa danos à saúde física e mental, não somente daquele que é excluído, mas de todo o coletivo que testemunha esses atos", destaca.

Por fim, Pompeu alerta que, devido ao número crescente de denúncias, o assédio moral vem preocupando não só o empregado, mas também o empregador. "Prevenir o assédio moral é a ferramenta mais indicada pelos advogados para que a empresa evite pagar indenizações ou tenha a sua imagem denegrida. Isso pode ser feito através de informações para os funcionários sobre o assunto, treinamentos dos gestores e um canal aberto de diálogo", completa.

Certificado Digital

 

Portal Educação